Modelo Canvas. Gestão. Estratégia. Empreendimentos Hoteleiros.
O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicabilidade do Modelo Canvas de Negócio como ferramenta de gestão estratégica em empreendimentos hoteleiros. Tal modelo caracteriza-se como paradigma recente no contexto empresarial referente a modelagem de gestão de negócios. É composto por nove componentes que juntos formam a estrutura denominada ideal para o desenvolvimento de um modelo de negócios (Pigneur e Osterwalder, 2011). Em termos metodológicos este estudo possui caráter exploratória e abordagem qualitativa. Quanto ao procedimento técnico trata-se de um estudo quase-experimental com dois hotéis, o primeiro tratado como objeto de experimento da pesquisa e o segundo como objeto de controle. A pesquisa envolve uma triangulação de técnicas de coleta de dados. A primeira técnica é através de entrevista semiestruturada que será aplicada com os gestores dos empreendimentos hoteleiros, em seguida será realizada uma análise documental e por último utilizará a técnica de observação participante. Quanto a análise dos dados coletados está pesquisa realizará uma análise de conteúdo a partir dos resultados obtidos na triangulação da coleta de dados. Espera-se, portanto, que este estudo contribua com a discussão da prática de gestão na aplicação de nova ferramenta gerencial no setor hoteleiro alinhando aspectos teórico, empírico e metodológico.