Corpo-devir: improvisação em dança contemporânea na preparação corporal do artista cênico
Palavras-Chave: improvisação em dança; composição instantânea; percepção corporal; preparação corporal; artista cênico.
Keywords: dance improvisation; instant composition; body perception; body preparation; scenic artist.
RESUMO: A presente dissertação, em andamento, tem como objetivo a investigação da improvisação em dança no contexto de preparação corporal do artista cênico, com base nas concepções da Dança Contemporânea. Do ponto de vista metodológico, o trabalho contou com a realização de oficinas de preparação corporal para artistas de diversas formações realizadas no Departamento de Artes da UFRN/Natal, a partir das quais a autora solicitou aos participantes registros escritos (diários, relatos e entrevistas) sobre suas experiências, e elaborou registros fotográficos e videográficos, que estão em fase de análise. A dissertação se baseia em referenciais teórico-práticos dos artistas Isadora Duncan, Rudolf Laban e Klauss Vianna, além do grupo Judson Dance Theater, sendo que os três últimos compõem o principal referencial utilizado nas oficinas. Além desses autores, integram as referências desse trabalho Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze e Félix Guattari. O trabalho dissertativo pretende contribuir com reflexões sobre o corpo cênico na cena contemporânea e com perspectivas artístico-pedagógicas acerca da preparação corporal, a partir da importância da percepção corporal e da experimentação no exercício das habilidades do artista cênico.
ABSTRACT: This dissertation in progress has as objective the research of improvisation in dance in the context of body preparation of scenic artist, based on conceptions of Contemporary Dance. From a methodological point of view, the work included the workshops of body preparation for artists from different backgrounds in Department of Arts of UFRN/Natal, from which the author asked the participants written records (diaries, reports and interviews) about their experiences, and compiled photographic records and videografics, that are in the analysis phase. The dissertation is based on practical-theoretical benchmarks of Isadora Duncan, Rudolf Laban and Klauss Vianna, Judson Dance Theater Group, and the last three are the main reference used in the workshops. In addition to these authors, integrate the references of this work Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze and Félix Guattari. The argumentative text work aims to contribute with reflections about scenic body on the contemporary scene and with artistic perspectives about pedagogical body preparation, from the importance of body awareness and experimentation in the exercise of the scenic artist.