UMA CIDADE EM CENA: Espetáculo “Canto para Macau” em processo.
processo de criação; dramaturgia; encenação; teatro-folia.
O presente trabalho analisa a cena teatral macauense atual a partir de um estudo de caso do espetáculo Canto para Macau. Realizado pela Prefeitura de Macau, no Rio Grande do Norte, a terceira edição do espetáculo conta a história da cidade. A montagem reflete sobre sua importância histórica e cultural para o município, uma vez que coloca no palco principais manifestações populares como o fandango, o coco de roda, o pastoril e os blocos carnavalescos de rua. Para compreender como essas manifestações se transformam em cena, o trabalho se apoia numa revisão de literatura sobre essas manifestações populares, analisando o que permanece e o que se modifica usando como referências Getúlio Moura (2003), Aparício Fernandes (1984) e Amaury de Medeiros Bezerra (2011). No que diz respeito a uma teoria para o teatro popular brasileiro, procura convergir com o conceito de teatro-folia de Larissa Neves (2022).