‘GRACA’ Danca e processo
Dança; Processo criativo; Arquivos; ‘Graça’.
Essa pesquisa surgiu a partir de uma experiência acompanhando como Videomaker o processo de criação “GRAÇA” da Cia Giradança/RN. A dança foi criada pela coreógrafa brasileira Elisabete Finger e dançada por Ana Vieira, Jania Santos e Joselma Soares. Diante desse cenário fértil da dança, próprio do ambiente da criação, tenho como tema a percepção e observação sobre a dança e suas articulações com os princípios transdisciplinares (SANTOS, 2008) em que a dança em sua maneira de investigar os conteúdos e conceitos, navega por campos do conhecimento, vislumbrando as questões da dança no contexto estético, ético e político. Como técnica do processo metodológico utilizei os arquivos gerados no processo de criação, no formato de vídeo, áudio, foto e texto para inquirir as metodologias de acompanhar processos que foram construídos nessa vivência. A metodologia utilizada vem das contribuições do método da cartografia (ESCÓSSIA, KASTRUP, PASSOS, 2015), que em meu percurso investigativo e procedimental será elaborado com as pistas que fazem mais sentido no decorrer da pesquisa, uma janela para experimentar outras abordagens de estudar a criação em dança. Esse estudo tem como objetivo inquirir fricções entre dança, a partir do processo criativo “GRAÇA”, e os princípios transdisciplinares. O estudo pretende aprofundar nas metodologias da criação artística, desenvolvidas no meio da dança, bem como, explorar a perspectiva de quem acompanha o processo de criação, função que desperta pistas da dança em mediação tecnológica.