AUTO DOS ORIXÁS: DANÇA/TEATRO, CONSTRUÇÃO DE CORPOREIDADES DAS YABÁS E ATO POLÍTICO
Orixás, Yabás, teatro, dança, corporeidades
O presente trabalho busca desenvolver um estudo descritivo-reflexivo acerca do espetáculo Auto dos Orixás que é um espetáculo de teatro e dança afro-brasileiras que conta histórias das divindades africanas cultuadas nas religiões de matriz africanas: os Orixás. No ano de 2023, foi apresentada a 13ª edição no ponto de Cem Réis localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa – Paraíba, trazendo como tema: O sagrado nas relações humanas. A obra é proposta não apenas como espetáculo, mas também como um ato afirmativo de combate ao racismo estrutural e ao racismo afro religioso, trazendo aspectos políticos, sociais e de afirmação identitária negra. Como escopo metodológico, tomamos como referência a etnocenologia, partindo de um estudo de caráter qualitativo da descrição e reflexão desde o processo de construção até a apresentação do espetáculo no ano de 2023, acerca da criação para as corporeidades das Yabás (divindades femininas do culto aos Orixás) no teatro e na dança presentes no espetáculo, bem como, o modo que os símbolos e signos construídos e expressados através dos corpos na cena resultam no senso de pertencimento e resistência cultural negra. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização em processos de construções poéticas da cena.