Os fundamentos sociohistóricos da instrumentalidade do Serviço Social na contemporaneidade: particularidades do trabalho profissional do assistente social nos IFRN’s.
Instrumentalidade. Serviço Social. Educação.
O objetivo principal da presente pesquisa é identificar e analisar a instrumentalidade do Serviço-Social tecida e expressa na particularidade do trabalho profissional das assistentes sociais que atuam nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, através de suas dimensões prático-sociais, verificando em que nível ela se situa. Analisa a instrumentalidade do Serviço Social, no contexto da sociedade capitalista contemporânea, e em especial, na atual conjuntura que se insere a educação profissionalizante brasileira, a partir da perspectiva materialista histórico-dialética, através de processos de aproximações sucessivas e leitura da realidade. A pesquisa empírica será realizada nos IFRN’s Campi Zona Norte e Central - Natal/RN, e, limitaremos especificamente como sujeitos, as assistentes sociais que atuam nas Direções de Assuntos Estudantis. O trabalho compreende: pesquisa bibliográfica e revisão da literatura com o fim de subsidiar a base teórico-metodológica da investigação e pesquisa de campo que envolve o levantamento e análises de documentos institucionais, entrevistas qualitativas e observação sistemática e assistemática. A pesquisa pretende colaborar para a reflexão das particularidades da categoria instrumentalidade inserida nos processos de trabalho das assistentes sociais que atuam na área da Educação.