ENTRE O TERRITÓRIO E O LUGAR: AS REDES NA CONFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA DE CONTACT CENTERS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL/RN
Redes infraestruturais. Normatização do território. Indústria de serviços de teleatendimento. Região Metropolitana de Natal.
Este trabalho tem como objeto de estudo a concentração geográfica da indústria de serviços de teleatendimento na Região Metropolitana de Natal (RMN) no período de 2007 a 2017, implicando na crescente importância do setor para a economia local. A implantação da indústria de serviços de teleatendimento ainda é uma realidade recente no contexto brasileiro, e sobretudo, na RMN, demandando estudos que auxiliem na compreensão da expansão desta indústria pelo território nacional. Desta forma, o estudo objetiva compreender a relação entre território e rede no âmbito da conformação da indústria de teleatendimento na RMN. Para tanto, procura averiguar os eventos pretéritos que possibilitaram a implantação de um setor de teleatendimento na região, identificar as estruturas técnicas e normativas concernentes à atividade na RMN, e analisar o papel do Estado, e mais especificamente do poder público local, na conformação e permanência do setor de teleatendimento no território da RMN. Em suma, a problemática de pesquisa se centra no crescimento espacial da atividade de teleatendimento no país, procurando explicar o movimento de desconcentração seletiva de modo a englobar a Região Nordeste e, em particular, a RMN. Os instrumentos metodológicos empregados envolvem a pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os resultados obtidos mostram que a dispersão das empresas de teleatendimento para a Região Nordeste pode ser encarada como uma nova dimensão na dialética centro-periferia na organização do território brasileiro, que perpassa o contexto dos Planos Nacionais de Desenvolvimento e da política industrial brasileira. Ainda, que a inserção da RMN enquanto ponto nodal na rede de teleatendimento brasileira resulte também das estratégias territoriais das grandes empresas do setor, viabilizadora de reestruturações dentro da RMN ao longo do tempo. Finalmente, a pesquisa identificou uma reestruturação do setor de teleatendimento na RMN com a emergência de microempresas, mudanças no perfil e comportamento da mão de obra, e novas demandas resultantes da criação de empresas suporte do setor na região, modificações estas decorrentes do surgimento de uma concorrência intrassetorial e da melhoria das condições técnicas na RMN.