A EVOLUÇÃO DO SEGMENTO SUPERMERCADISTA E AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO URBANO EM NATAL/RN
Cidade. Comércio. Varejo moderno. Supermercado. Hipermercado. Atacarejo.
Estudar a relação entre o comércio e a cidade favorece a uma melhor compreensão desta última, tendo em vista que a atividade comercial pertence à sua essência. Assim, buscar entender a cidade, o espaço urbano e sua relação com as atividades comerciais, mostra-se como uma relevante abordagem para a compreensão desse tema, e principalmente aos processos intrínsecos às suas dinâmicas, resultando numa análise geográfica da sua forma-conteúdo. Em virtude das transformações que têm ocorrido no sistema produtivo, dentro do contexto da globalização da economia, e atuação do processo de financeirização, nascem novas modalidades comerciais que demandam grandes áreas para se fixarem, onde destaca-se o comércio varejista com predominância de produtos alimentícios, como ocorrem com os supermercados, hipermercados e atacarejos. Esses empreendimentos comerciais, ao buscarem espaços anteriormente avaliados como periféricos, criam novas espacialidades urbanas que influenciam na dinâmica da cidade e, por conseguinte, no processo de produção do espaço. É pertinente destacar que se a cidade propiciou o desenvolvimento da atividade comercial, esta também desempenhou um papel salutar na produção do espaço urbano em cada contexto histórico, pois assim como o comércio produz o espaço, também é um produto dele. Destarte, desenvolve-se a presente investigação acerca da evolução do segmento supermercadista e as transformações do espaço urbano de Natal/RN, e para esta pesquisa, levantamos a tese de que o comércio varejista do segmento supermercadista se constitui num importante vetor de transformações ocorridas no espaço urbano de Natal/RN, a partir dos anos de 1970, sob a lógica da financeirização, redefinindo o padrão de localização dos estabelecimentos deste segmento, propiciando a valorização do espaço e a emergência de novas práticas espaciais, contribuindo, assim, para um processo de produção do espaço da cidade, que se diferencia daqueles que o antecederam. Para a comprovação da tese anunciada, a sistematização do estudo será guiada por alguns procedimentos metodológicos, onde destacamos o recurso da periodização, além da pesquisa bibliográfica, documental, e in loco. É importante destacar que não há estudos que tratem do espaço urbano de Natal/RN, considerando a relação entre o comércio e a cidade, numa perspectiva de análise a partir da dinâmica do segmento supermercadista.