O COMÉRCIO DE PRESTAÇÃO NO VALE DO MAMANGUAPE/PB
Comércio Porta a Porta; permanência e expansão; Vale do Mamanguape.
O comércio de prestação de serviços nas residências vem sendo desenvolvidas ao longo dos tempos, oferecendo mercadorias em diferentes quantidades. Com isso, o comércio na sociedade evoluiu proporcionando novas práticas comerciais e o desenvolvimento das cidades, por exemplo, no Vale do Mamanguape, na Paraíba. O processo de modernização permitiu aos estabelecimentos comerciais transformações não apenas nas estruturas, mas também em suas práticas, surgindo assim shoppings, supermercados, hipermercados e lojas e redes virtuais dando inicio a uma nova forma de consumo, em contra oposição aos avanços nas formas de comércio moderno o comércio de prestação porta a porta permanece atuando e convivendo com essas formas de comércio contemporâneas. Assim, essa pesquisa objetiva analisar a permanência e expansão do comércio de prestação porta a porta no Vale do Mamanguape, considerando as novas formas de estabelecimentos comerciais e práticas de consumo, que de acordo com as modernizações transformaram os espaços de comércio e o consumo, porém as práticas antigas e atuais convivem na contemporaneidade. Para tanto, a fundamentação teórica está embasada na compreensão das relações entre a cidade e o comércio e as suas mudanças e transformações, tendo como referência os autores (CACHINHO, SAGUEIRO, 2009), (CACHINHO, 1994/2010), (SALGUEIRO, 1989), (VARGAS, 2001/2012), (PIRENNE, 1974), (ORTIGOSA, 2010). Além disso, será realizado visita in loco nos municípios do Vale do Mamanguape para o diagnóstico do comércio de prestação e seus locais de atuação, em detrimento disso, aplicará a metodologia da análise do discurso sobre o viés de Bakhtin (2010). Portanto, a pesquisa encontra-se na busca da compreensão dos fatores que levam a permanência do comércio de prestação porta a porta e a sua função social no Vale do Mamanguape.