A identidade do PPGECNM na formação continuada de professores de matemática
Descritores. Dissertações em Educação Matemática. Observatório da Educação. PPGECNM.
Este trabalho apresenta uma análise das dissertações sobre Ensino Matemática que foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no período de 2004 a 2011, tendo como base os descritores do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), aqui definidos: título do trabalho; autor; orientador; foco do trabalho; subfoco; referencial teórico; referencial metodológico; e produto educacional. Essa pesquisa foi realizada no âmbito de um projeto em rede, Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, intitulado “Pesquisa e Formação em Ensino de Ciências e Matemática: um recorte da produção acadêmica no Nordeste e panorama de ação formativa na educação básica”, que envolve pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e seus respectivos Programas de Pós-Graduação da extinta área 46. Esse trabalho apresenta três tópicos: o primeiro tópico, intitulado “A Formação Pós-Graduada em Ensino De Ciências e Matemática”, traz uma breve descrição da área de Ensino de Ciências e Matemática; o segundo tópico, “Percurso Metodológico”, descreve os passos adotados para a realização dessa pesquisa; e, por fim, o terceiro tópico, intitulado “Análise das Dissertações Segundo Descritores Específicos”, traz os resultados da pesquisa em questão.