Banca de DEFESA: IGUARACY MEDEIROS DOS SANTOS

DISCENTE: IGUARACY MEDEIROS DOS SANTOS
DATA: 28/12/2012
LOCAL: Auditório do CCET

A identidade do PPGECNM na formação continuada de professores de matemática

Descritores. Dissertações em Educação Matemática. Observatório da Educação. PPGECNM.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Este trabalho apresenta uma análise das dissertações sobre Ensino Matemática que foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no período de 2004 a 2011, tendo como base os descritores do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), aqui definidos: título do trabalho; autor; orientador; foco do trabalho; subfoco; referencial teórico; referencial metodológico; e produto educacional. Essa pesquisa foi realizada no âmbito de um projeto em rede, Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, intitulado “Pesquisa e Formação em Ensino de Ciências e Matemática: um recorte da produção acadêmica no Nordeste e panorama de ação formativa na educação básica”, que envolve pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e seus respectivos Programas de Pós-Graduação da extinta área 46. Esse trabalho apresenta três tópicos: o primeiro tópico, intitulado “A Formação Pós-Graduada em Ensino De Ciências e Matemática”, traz uma breve descrição da área de Ensino de Ciências e Matemática; o segundo tópico, Percurso Metodológico”, descreve os passos adotados para a realização dessa pesquisa; e, por fim, o terceiro tópico, intitulado “Análise das Dissertações Segundo Descritores Específicos”, traz os resultados da pesquisa em questão.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interno - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA