Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAIA SHELLYDA LINS TARQUINO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SORAIA SHELLYDA LINS TARQUINO SOARES
DATA : 28/09/2022
HORA: 19:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Educação Inclusiva. Educação Financeira.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa tem como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma sequência didática que contempla a Educação Financeira e o Sistema de Numeração Decimal, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa educacional, configurando-se como uma pesquisa colaborativa. O referencial teórico pensado incialmente baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-Cultural. Por se tratar de um Mestrado Profissional há a exigência da elaboração de um Produto Educacional, no caso da pesquisa em evidência será uma sequência didática, que pode ser compreendida como um conjunto de intervenções coordenado pelo professor com o intuito de atingir objetivos de aprendizagem, buscando auxiliar os alunos a resolverem um ou mais obstáculos reais sobre um tema específico. Como conteúdos centrais abordados no material didático, teremos a Educação Financeira e o Sistema de Numeração Decimal, com base no Desenho Universal Pedagógico. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com três professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas, análises de documentos, e questionários que foram aplicados com os professores participantes da pesquisa, focando em sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida foram realizados encontros formativos que versaram sobre prática a docente, estratégias de ensino, a sequência didática e sua construção. Nosso espaço de estudo será numa turma de 4° ano de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Natal/RN, localizada na Zona Leste, no bairro Cidade Alta. Considerando os desafios relatados pela maioria dos docentes em ministrar conteúdos específicos de Matemática, dentro de uma proposta inclusiva, espera-se que este estudo e o produto elaborado possam promover a discussão acerca da utilização da estratégia de uma sequência didática, com vistas à contribuição para a prática pedagógica dos docentes, trazendo benefícios à aprendizagem de conceitos matemáticos, neste caso educação financeira, para os alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1839460 - MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ - UFRNExterna à Instituição - ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA - IFCE
Notícia cadastrada em: 14/09/2022 12:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao