Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAIA SHELLYDA LINS TARQUINO SOARES

DISCENTE : SORAIA SHELLYDA LINS TARQUINO SOARES
DATA : 28/09/2022

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Matemática. Educação Inclusiva. Educação Financeira.

Esta pesquisa tem como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma sequência didática que contempla a Educação Financeira e o Sistema de Numeração Decimal, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa educacional, configurando-se como uma pesquisa colaborativa. O referencial teórico pensado incialmente baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-Cultural. Por se tratar de um Mestrado Profissional há a exigência da elaboração de um Produto Educacional, no caso da pesquisa em evidência será uma sequência didática, que pode ser compreendida como um conjunto de intervenções coordenado pelo professor com o intuito de atingir objetivos de aprendizagem, buscando auxiliar os alunos a resolverem um ou mais obstáculos reais sobre um tema específico. Como conteúdos centrais abordados no material didático, teremos a Educação Financeira e o Sistema de Numeração Decimal, com base no Desenho Universal Pedagógico. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com três professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas, análises de documentos, e questionários que foram aplicados com os professores participantes da pesquisa, focando em sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida foram realizados encontros formativos que versaram sobre prática a docente, estratégias de ensino, a sequência didática e sua construção. Nosso espaço de estudo será numa turma de 4° ano de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Natal/RN, localizada na Zona Leste, no bairro Cidade Alta. Considerando os desafios relatados pela maioria dos docentes em ministrar conteúdos específicos de Matemática, dentro de uma proposta inclusiva, espera-se que este estudo e o produto elaborado possam promover a discussão acerca da utilização da estratégia de uma sequência didática, com vistas à contribuição para a prática pedagógica dos docentes, trazendo benefícios à aprendizagem de conceitos matemáticos, neste caso educação financeira, para os alunos.

Presidente - 1839460 - MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ - UFRNExterna à Instituição - ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA - IFCE
Notícia cadastrada em: 14/09/2022 12:46