Anunciamos a publicação da Revista "Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC) - Revista De La Solcha" (Vol. 14 Núm. 2, 2024), que conta com a colaboração do professor do PPGHC Yuri Simonini, com o artigo "Dar Nome aos Bois: Animais e o Espelhamento da Modernidade (Natal, Séculos XIX-XX)".
O artigo objetiva compreender o papel dos animais frente ao processo de modernização da cidade do Natal entre fins do século XIX e início do XX. A partir da segunda metade do século XIX, cronistas e articulistas externavam, em seus artigos, o desejo da remodelação física da capital do Rio Grande do Norte de acordo com o ideal de urbanidade civilizatório europeu. Na medida em que esse ensejo era concretizado e a cidade se transformava, a relação entre os Homens e Animais igualmente se alteram, produzindo novas tensões e conflitos. Com aporte teórico-metodológico dos Estudos sobre os animais e da História Ambiental, o trabalho retoma fontes documentais amplamente utilizadas na historiografia potiguar, em especial os jornais de ampla circulação local, contudo enfatizando os chamados “invisíveis a plena vista”, nas palavras de Thomas Almeroth-Williams: os animais integrantes do cotidiano da cidade potiguar ao redor das funções de alimentação e de transporte, além de gatos e cachorros. A presença dos animais nos relatos aponta para representações antimodernas; indesejáveis, porém necessários, os bichos eram usados em analogias pejorativas, usadas para criticar atitudes e posições políticas, ou em episódios factuais a fim de enfatizar problemas urbanos.
Parabenizamos os autores, entre os quais o professor Yuri Simonini, e a Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA) pela publicação de mais um volume da Revista.
O artigo pode ser acessado pelo link:https://www.halacsolcha.org/index.php/halac/article/view/785