AVANÇOS EM PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS: INTEGRAÇÃO
DE TÉCNICAS DIGITAIS E CONVENCIONAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS
CLÍNICOS E EDUCACIONAIS
Prótese Parcial Removível; Tecnologia Digital; Odontologia;
Educação em Odontologia.
As próteses parciais removíveis (PPRs) permanecem como alternativa reabilitadora
essencial em pacientes parcialmente desdentados, principalmente quando há condições
médicas que contraindicam a reabilitação com implantes. A evolução das tecnologias
digitais permitiu a integração de fluxos de escaneamento, planejamento, fabricação
aditiva e fresagem, trazendo novas possibilidades clínicas, laboratoriais e educacionais
no que tange a reabilitação com PPRs. Esta tese, apresentada em formato de coletânea
de artigos, teve como objetivo investigar o impacto da aplicação de tecnologias digitais
no planejamento, confecção e ensino das próteses parciais removíveis, com ênfase na
acurácia, eficiência, desempenho clínico e formação acadêmica. Foram conduzidas
revisões sistemáticas, estudos laboratoriais, relatos de caso clínico e pesquisas
educacionais, abrangendo desde a avaliação da precisão de modelos obtidos por
impressão 3D até o uso de softwares para identificação digital de planos-guia e áreasretentivas através dos estudantes de graduação. Os resultados evidenciaram que osfluxos digitais apresentam desempenho comparável aos métodos convencionais em termos de acurácia dimensional e adaptação clínica, com vantagens em padronização e eficiência em determinados contextos. Além disso, a análise da percepção de estudantes de Odontologia revelou maior preferência pelo método digital, associado a menortempo de execução e maior clareza na visualização das áreas críticas de planejamento. Nos relatos clínicos, foi demonstrada a viabilidade de integrar ferramentas digitais para o delineamento e execução de PPRs complexas, incluindo a associação com coroas de zircônia e trajetórias rotacionais. Conclui-se que a integração entre técnicas digitais e convencionais amplia as possibilidades de reabilitação oral, oferece benefícios ao processo de ensino-aprendizagem e contribui para a evolução da prática clínica em prótese dentária.