Banca de DEFESA: NATÁLIA RODRIGUES SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA RODRIGUES SILVA
DATA : 30/09/2024
LOCAL: Plataforma Remota

IMUNOEXPRESSÃO DE PROTEÍNAS RELACIONADAS À VIA HIPPO EM CARCINOMAS PAPILÍFEROS DE TIREOIDE

Carcinoma papilífero de tireoide; Via de sinalização Hippo; Proteínas YAP e TEAD.

O carcinoma papilífero de tireoide (CPT) é a neoplasia maligna mais comum na glândula tireoide. Embora essas lesões geralmente tenham um excelente prognóstico, há casos que apresentam características clínico-patológicas agressivas, com alto índice de metástase linfonodal e recorrência. Diante disso, novos biomarcadores moleculares têm sido pesquisados com a finalidade de esclarecer melhor os processos biológicos e moleculares envolvidos no desenvolvimento e progressão desta neoplasia. Dentre eles destaca-se as proteínas YAP, LATS2 e TEAD, constituintes da Via Hippo (VH), a qual é essencial em diversos processos biológicos, como controle do tamanho de órgãos, homeostase celular, regeneração tecidual, além de participar no processo da carcinogênese quando a via está desregulada. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as proteínas relacionadas YAP, LATS2 e TEAD, nos CPTs, com o intuito de verificar se estas moléculas podem influenciar o comportamento biológico destas lesões. A amostra foi composta por 31 casos de CPTs e 5 de adenomas foliculares (grupo controle) com informações clínico-patológicas que foram correlacionadas à imunoexpressão das proteínas YAP-1, LATS-2 e TEAD nestas lesões. Para avaliação foi realizada análise da positividade nuclear e intensidade da marcação citoplasmática. Para os núcleos foram considerados como positivo os casos que apresentavam mais de 20% com marcação para os três marcadores. Já em relação a intensidade para YAP-1 e LATS2, os casos foram classificados em negativo (sem coloração), fraco (coloração marrom claro) e forte (cor marrom escuro). Os dados foram submetidos à análise estatística por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com o nível de significância estabelecido em 5% (p < 0,05). Na análise da imunoexpressão observou-se que para YAP-1 todos os casos (100%) de CPTs apresentaram positividade nuclear. Houve também, uma associação significativa da forte expressão da YAP-1 no citoplasma com casos de CPTs, quando comparado ao grupo controle (p=0,001). Para a LATS2 houve uma baixa expressão citoplasmática na maioria dos casos dos CPTs (58,1%). Já para o TEAD houve uma maior positividade nuclear para TEAD (p=0,029) nos CPTs. Em relação às associações com os dados clínico-patológicos não houve dados estatisticamente significativos relevantes. A menor expressão citoplasmática de LATS2 nos CPTs sugere que essa proteína pode não estar regulando a YAP, o que resulta em sua translocação para o núcleo. Já a elevada expressão nuclear de YAP e TEAD sugere que essas moléculas podem estar interagindo no núcleo. Com base nisso, propõe-se que a subregulação citoplasmática da LATS 2 e a interação nuclear YAP-TEAD podem influenciar o processo de tumorigênese dos CPTs.

Interna - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Externo à Instituição - GUSTAVO PINA GODOY - UFPE
Externo ao Programa - 2885547 - JOABE DOS SANTOS PEREIRA - UFRNPresidente - 1298808 - MARCIA CRISTINA DA COSTA MIGUEL
Externa à Instituição - RANI IANI COSTA GONÇALO - UnP