RENDEIRAS DA VILA DE PONTA NEGRA: O ENSINO DA RENDA DE BILRO E DE DESENHO, COMO ALTERNATIVA DE CONTINUIDADE DE UMA TRADIÇÃO DE PRODUÇÃO ARTESANAL
Ergonomia, Renda de Bilro, Ensino-Aprendizagem
Apresentam-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Núcleo de Produção Artesanal Rendeiras da Vila, localizado na Vila de Ponta Negra, Natal – RN. Diante do exposto, este trabalho objetivou analisar o desenvolvimento da Oficina de Renda de Bilro e da Oficina de desenho da renda de bilro e propor conteúdos e práticas do Ensino-Aprendizagem que comporiam um possível modelo de oficina Híbrida- Renda de bilro e desenho da Renda de Bilro.
A pesquisa fundamentou-se na AET (análise ergonômica do Trabalho), metodologia utilizada pela ergonomia que busca, “promover uma abordagem holística do trabalho, na qual considerações de ordem física, cognitiva, social, organizacional, ambiental e de outros aspectos relevantes devem ser levadas em conta”, assim como nos conceitos de Ensino-aprendizagem. (IEA – International Ergonomics Association).
Desta forma, seguiram-se algumas etapas da metodologia supracitada para o entendimento da atividade da Rendeira de Bilro, através de pesquisas bibliográfica e situadas da atividade. Os instrumentos de pesquisa utilizados para coleta dos dados compreendem em ações conversacionais, análises coletivas do trabalho, verbalizações espontâneas e provocadas. Como resultado foi observado que as adaptações realizadas no ensino-aprendizagem da Renda de Bilro para a realizações das oficinas práticas de Renda de Bilro e do Desenho da Renda tornaram-se um importante instrumento para a continuidade da tradição, pois estas atraíram novos aprendizes à arte-ofício e desta forma proporcionou-se a reativação de uma rede de atividades econômicas artesanais ligadas ao a produção da Renda de Bilro, tais como a produção de almofadas, bilros e cavaletes.