PROPOSTA DE FRAMEWORK EM ENSAIOS CLÍNICOS:
Ganhos de eficiência, qualidade e segurança no atendimento a partir do Lean Healthcare aplicado a jornada do paciente
Centro de pesquisa clínica; Ensaio clínico; Qualidade; Framework; Lean Healthcare; Mapeamento do fluxo de valor
A pesquisa clínica investe grandes recursos ao longo das suas fases de testes e aprovações. Uma etapa muito dispendiosa para as farmacêuticas é o recrutamento e seleção de indivíduos de pesquisa, que acontece por meio dos centros de ensaios clínicos. Estes, com base nos protocolos, são responsáveis por garantir que os procedimentos de recrutamento e seleção, atendimento, exames, acompanhamento e dentre outros, sejam feitos de forma eficiente e eficaz, tanto na utilização dos recursos disponibilizados pelo patrocinador, como na geração de dados reais, de qualidade e nos prazos determinados por este stakeholder. Dentre as atividades desenvolvidas pelos centros de pesquisa nos ensaios clínicos, o recrutamento é considerado uma das partes mais relevantes, visto que sem voluntários não há estudo. Ter quantidade aliado a qualidade é um fator crucial, bem como atingir a meta acertada com o patrocinador em tempo hábil, garantindo que o estudo não se disperse e demore muito mais que o planejado para o seu desenvolvimento, implicando em custos cada vez maiores. Nesse contexto, a adaptação das operações do centro aos requisitos do protocolo específico é primordial para o progresso adequado das atividades. O objetivo geral é propor um framework com base no Lean Healthcare para a preparação adequada dos centros de pesquisa, visando garantir recrutamentos e conduções de ensaios clínicos com eficiência e qualidade. Neste sentido o estudo trata sobre os resultados de um centro de pesquisa, que promoveu a remodelagem dos ensaios clínicos, a partir de uma sequência sistematizada de etapas a serem seguidas antes do início do protocolo. Para a definição dessas etapas, foi utilizado como base a metodologia Lean Healthcare, desde o seu conceito até as suas ferramentas, na busca pelo valor agregado na perspectiva do paciente, atuando por meio da identificação, desenvolvimento e análise dos seus fluxos de valor, com vistas a qualidade, produtividade e eficácia no atendimento às metas propostas. Para validação do novo processo estabelecido, foi realizada uma pesquisa ação, que teve como resultado o alcance real de um recrutamento realizado em tempo recorde pelo centro de pesquisa, na participação de um estudo para vacina contra a COVID-19 junto com outros centros espalhados ao redor do mundo, sendo essa empresa responsável por incluir (randomizar) 3100 voluntários durante 18 dias de recrutamento, com leadtime médio de atendimento de 3 horas na visita 1 do ensaio. Por fim, propõe-se um framework de processos, contendo as principais etapas identificadas como chaves para o alcance dos resultados esperados.