Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA HELENA ANTUNES FERREIRA POPINEAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA HELENA ANTUNES FERREIRA POPINEAU
DATA : 21/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do NUPEP
TÍTULO:

ERGONOMIA E DESIGN EMOCIONAL: PROPOSTA DE DIRETRIZES PROJETUAIS PARA BRINQUEDOS E PARQUES INFANTIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE DE NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Ergonômica do Trabalho; Design Emocional; Parques Infantis; Brinquedos Infantis.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O modelo de desenvolvimento urbano excludente e predatório, a ocupação de boa parte do tempo das pessoas com o uso das tecnologias digitais e a valorização da cultura individualista na sociedade têm contribuído para a separação física e dessocialização das pessoas nas cidades, atingindo também as crianças. Além disso, cada vez mais os espaços públicos de socialização, como os destinados ao lazer e às brincadeiras, são em quantidade insuficiente, e, muitos dos existentes, a exemplo de praças e parques, carecem de infraestrutura, organização, limpeza e de espaços específicos para as crianças brincarem, como brinquedos e parques. A partir de uma visão geral, constata-se que as praças e parques da maioria das cidades brasileiras, em especial as mais pobres, são mal gerenciados; tal fato pode ser evidenciado pela precariedade da infraestrutura (banheiros, iluminação, lanchonetes etc.) e falta de organização, conservação e limpeza. O cenário encontrado, por meio de observações de campo exploratórias na cidade de Natal-RN, mostra o abandono destes locais, a alta inadequação das especificações dos brinquedos existentes e, mormente, a elevada falta de atratividade - não somente do design de brinquedos infantis, mas, também, do ambiente no qual esses estão inseridos. Ademais, os espaços públicos, em especial os parques infantis e seus brinquedos, cumprem um papel muito importante para o desenvolvimento infantil, porque através da atividade do brincar, propiciam: a experiência da brincadeira e do lazer das crianças; a socialização ; o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas, sociais e psicológicas; a imaginação; a criatividade; os sentimentos e as sensações. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é apresentar diretrizes para o projeto de parques infantis (playgrounds) em espaços públicos, formuladas com base nos princípios da Ergonomia e do Design Emocional, com foco nas experiências das crianças usuárias destes equipamentos, levando em consideração os seguintes critérios: ergonômicos (antropométricos, cognitivos, conforto etc.), emocionais-afetivos, de segurança e de acessibilidade. Assim, serão adotados os métodos da etnografia e da pesquisa-ação, representados pela Análise Ergonômica do Trabalho-AET, com adaptações. A AET será adaptada, pois este projeto se ocupará de analisar a atividade do brincar das crianças em brinquedos de um parque infantil de uma praça pública do município de Natal-RN, Brasil. Para tanto, serão utilizadas técnicas de interação e de observação com as crianças, por meio da realização de ateliês de desenho-história, rodas de conversa, verbalizações e observações diretas (abertas e sistemáticas) da atividade de brincar (com registros fotográficos e vídeos). O presente projeto de pesquisa será formalizado na Plataforma Brasil, e a pesquisa com as crianças será realizada mediante autorização dos respectivos pais ou responsáveis, através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE e do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido-TALE. Destarte, espera-se, ao final deste projeto, elaborar e disponibilizar diretrizes projetuais que reúnam, integradamente, os fatores supracitados, com a finalidade de que estes quesitos passem a ser incorporados nos projetos de parques e brinquedos infantis, de maneira a propiciar experiências que suscitem respostas emocionais positivas das crianças e a promoção da segurança, da acessibilidade e do conforto nas atividades de brincar, através da interface brinquedo-usuário-ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Externa ao Programa - 2330676 - ELIZABETH ROMANI
Externa à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 26/04/2019 14:36
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