Estudo dos fatores que afetam na lealdade dos consumidores brasileiros de ferramentas on-line de reserva hoteleira
Hotelaria; E-Commerce; Lealdade; Modelagem de Equações Estruturais
O objetivo deste trabalho é avaliar os fatores que afetam na lealdade dos consumidores brasileiros de reserva hoteleira on-line. METODOLOGIA partir de um banco de contatos prévio, coletou-se um total de 227 resposta aptas ao estudo em todas as 5 macrorregiões do Brasil. Posteriormente, utilizou-se a structural equation modeling (SEM) based on partial least squares (PLS) para analisar os dados encontrados. Os resultados mostram que o modelo testado apresentou uma boa adequação estatística além de evidenciar a propensão dos brasileiros em priorizar a satisfação na decisão de reutilizar uma plataforma de reservas online, sendo que a funcionalidade de navegação se apresentou como o principal catalizador para este sentimento. Estes resultados mostram a necessidade da preocupação por parte da indústria hoteleira em desenvolver plataformas virtuais que fomentem a satisfação de seus usuários, para, com isto, desenvolver uma relação leal. A originalidade deste estudo centra-se no emprego da SEM-PLS para compreender como catalisar a lealdade nos usuários brasileiros de ferramentas de reserva online