Programa de fidelidade para empresas de pequeno porte.
rograma de fidelidade; marketing de relacionamento; varejo; empresas de pequeno porte.
Este trabalho tem como objetivo delinear uma estratégia para o programa de fidelidade a ser implantado em uma empresa de pequeno porte do ramo supermercadista. O programa é baseado nos fatores apresentados na literatura e no perfil dos clientes atuais, e delineado de acordo com as necessidades apresentadas da pequena empresa. A partir da evolução do tema de programa de fidelidade (loyalty program) no contexto mercadológico, em que há uma crescente busca pelo marketing de relacionamento, e acadêmico, no qual é possível verificar uma tendência para estudo desta estratégia, observa-se a importância dessa temática. Os programas fidelidade surgem como um auxílio de respostas rápidas aos clientes, promovem fidelização, relacionamento de longo prazo e engajamento com a marca. Foram elencados aspectos positivos, negativos e obrigatórios para implantação de um programa nas organizações, adaptados ao público do supermercado. A pesquisa com os clientes foi realizada por meio de questionários possibilitando a compreensão do perfil dos possíveis usuários do programa fidelidade da organização. Por fim, o resultado esperado é o mapeamento das características e expectativas dos usuários, e dos elementos do programa para a organização, dando suporte para os gestores desenvolverem planos de ações de melhoria estratégica para fidelização.