ANÁLISE COMPARATIVA DA OFERTA E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE DADOS DE BALANÇOS ENERGÉTICOS NACIONAIS E REGIONAIS
planejamento energético, balanço energético, oferta de energia elétrica, consumo de energia elétrica.
A sobrevivência da espécie humana depende da energia, em qualquer uma das suas mais diversas formas, de maneira indispensável. Além disso, a energia possui relação com todos os setores produtivos, consequentemente, as decisões referentes à energia produzem efeitos nos diversos domínios da economia. O planejamento energético visa promover uma utilização racional e otimizar o suprimento das fontes energéticas de acordo com as políticas econômica, social e ambiental vigentes. Administrar eficientemente os recursos energéticos presentes em um determinado local é de vital importância para o desenvolvimento sustentável. O balanço energético é um instrumento desenvolvido para permitir a análise das fontes e fluxos de energia utilizados em um determinado espaço geográfico, de forma que cada fluxo possa ser traçado desde sua origem, passando pela transformação até seu consumo.
A energia elétrica se tornou uma das formas mais versáteis e convenientes de energia, tornando-se um recurso indispensável e estratégico para o desenvolvimento socioeconômico dos países e regiões. Os avanços tecnológicos em geração, transmissão e uso da energia elétrica fazem com que ela atinja os lugares mais longínquos do planeta, alterando as características físicas, sociais e econômicas desses lugares.
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa da oferta e consumo de energia elétrica nos cenários energéticos brasileiro, regional e internacional. Em termos metodológicos será feita uma análise exploratória de dados, a partir de uma análise longitudinal. Realizar-se-á uma análise temporal, com marcos em 1982, 1997 e 2012, a fim de visualizar as diferenças, ao longo destas últimas décadas, nas variações dos perfis nos setores econômicos e nos segmentos energéticos, dando ênfase qualitativamente ao segmento de energia elétrica. O Brasil será comparado a alguns países da América do Sul, América Latina, Europa e África, assim como o Rio Grande do Norte será comparado aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe, únicos que possuem dados de balanços energéticos disponíveis na região Nordeste. Por fim, será avaliado o impacto do Programa Luz para Todos nos índices de consumo de energia elétrica, a partir do ano de 2004.