Banca de DEFESA: IZANETE DE MEDEIROS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZANETE DE MEDEIROS COSTA
DATA: 26/02/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Sala F1, setor IV
TÍTULO:

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE NATAL – RN: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESTRESSE


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse; Ergonomia; Professor; Educação; Saúde Ocupacional


PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a atividade de trabalho

dos professores do ensino fundamental I da rede pública municipal de ensino da cidade

de Natal-RN, de modo a identificar quais os determinantes organizacionais que

contribuem para o estresse ocupacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e

quantitativa. A amostra da pesquisa diz respeito aos professores de Ensino Fundamental

I que trabalham em vinte e duas escolas que foram selecionadas da forma aleatória. O

tamanho da amostra foi definido a partir de um estudo piloto, realizado em dezesseis

escolas, que também foram escolhidas de forma aleatória. Primeiramente, realizou-se

uma pesquisa exploratória sobre a saúde ocupacional dos referidos professores, através

da qual caracterizou-se o perfil social e profissional, identificou-se a quantidade e as

causas de afastamento entre os anos de 2010 e 2013, mapearam-se os professores

acometidos por estresse e os principais estressores presentes no local de trabalho e

identificaram-se os principais estressores ligados aos aspectos organizacionais. Em uma

segunda fase, realizou-se um estudo de caso em uma das escolas pesquisadas,

aplicando-se o método da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. Os conhecimentos

de Ergonomia foram utilizados nesta pesquisa com vistas a compreender a relação entre

o trabalho dos professores e o acometimento de estresse ocupacional e a colaborar com

a indicação de medidas de otimização conjunta da eficiência e da saúde ocupacional dos

professores. Os resultados da pesquisa exploratória demonstraram que a principal causa

de afastamento médico de professores de Ensino Fundamental, nos anos de 2010, 2011,

2012 e 2013 foram os Transtornos Mentais e Comportamentais, que correspondem,

respectivamente, a 32,76%, 26,24% 28,21% e 30,93%. Os resultados ainda

demonstraram que 71,88% dos professores pesquisados na Zona Leste apresentavam

estresse. Na Zona Oeste este percentual corresponde a 70,73%. Na Zona Norte a

66,33% e na Zona Sul a 65%. Os professores pesquisados nas quatro zonas geográficas

de Natal atribuíram como principais estressores de suas atividades os seguintes:

Problemas relacionados com alunos (81,25% - Zona Leste; 80,95% - Zona Oeste; 100%

- Zona Norte; 85,71% - Zona Sul); Problemas no relacionamento com pais de alunos

(71,87% - Zona Leste; 61,90% - Zona Oeste; 77,55% - Zona Norte; 71,43% - Zona

Sul); Atividades em fins de semana (65,62% - Zona Leste; 61,90% - Zona Oeste;

44,90% - Zona Norte; 66,67% - Zona Sul); Falta de reconhecimento profissional ou

imagem profissional negativa por parte da sociedade (65,62% - Zona Leste; 42,86% -

Zona Oeste; 34,69% - Zona Norte; 85,71% - Zona Sul); Condições ambientais

inadequada da escola (ruído excessivo, calor, iluminação ruim, etc.) (78,10% - Zona

Leste; 30,95% - Zona Oeste; 51,02% - Zona Norte; 71,43% - Zona Sul); Tempo

insuficiente para realizar as tarefas solicitadas (50,00% - Zona Leste; 54,76% - Zona

Oeste; 32,65% - Zona Norte; 53,85% - Zona Sul). Além dos fatores estressores

apontados pelos pesquisados, a carga horária de trabalho excessiva exercida pelos

mesmos pode configurar-se como um fator estressante. Os resultados do estudo de caso

demonstram que 32,73% do tempo semanal da professora pesquisada é destinado à

realização de seu trabalho e 9,53% ao deslocamento para o trabalho. O estudo de caso

evidenciou situações dentro da atividade de trabalho da professora pesquisada em que

existem problemas no relacionamento com os alunos e insuficiência de tempo para

realizar as tarefas solicitadas. O estresse ocupacional prejudica a saúde dos

trabalhadores e reduz seu desempenho no trabalho. Por meio dos resultados

apresentados por esse estudo será possível discutir mudanças organizacionais

adequadas, como parte de uma política e um programa de gestão da saúde ocupacional

dos professores, de modo a melhorar suas condições de trabalho e a eficiência do

processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Externo à Instituição - ANÍSIO JOSÉ DA SILVA ARAÚJO - UFPB
Externo à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/02/2015 10:10
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