Banca de DEFESA: LUCIANO QUEIROZ DE ARAÚJO JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO QUEIROZ DE ARAÚJO JÚNIOR
DATA: 27/02/2015
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do LAI
TÍTULO:
APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS NO PROCESSO DEDESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: PESQUISA EM UMA SORVETERIA ARTESANAL

PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento de Experimentos; Desenvolvimento de Produtos; Gestão da Inovação; Sorvete Artesanal; Suplemento Alimentar.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

As constantes evoluções nos sistemas de produção tem procurado atender, em grande parte, às necessidades dos clientes. O mercado, desde então, vem se tornando cada vez mais competitivo. Neste contexto de busca de um diferencial competitivo para impressionar os clientes e fidelizá-los a posteriori, as empresas tem apostado no desenvolvimento de novos produtos. A falta de uma gestão clara e um método no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) pode fazer com que as empresas não consigam incorporar novas tecnologias que resultem em melhorias significativas. A maioria das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não tem uma metodologia de PDP definida, e por muitas vezes acabam ainda se baseando na experiência empírica dentro da empresa. Existem muitas ferramentas estatísticas que auxiliam nesse processo, dentre elas o Planejamento de Experimentos, que é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo. O objetivo desta dissertação, portanto, é propor uma metodologia de desenvolvimento de novos produtos, utilizando a técnica de planejamento de experimentos, em uma pequena empresa do ramo alimentício. O estudo foi realizado em uma sorveteria artesanal e o produto escolhido para a realização da pesquisa foi um sorvete à base de um suplemento alimentar proteíco, o Whey Protein. A fim de conduzir a pesquisa foi elaborado uma metodologia baseada em 8 passos: (1) Concepção da ideia; (2) Ouvir a voz dos clientes; (3) Ouvir a voz dos especialistas; (4) Identificação dos parâmetros de interesse; (5) Planejamento de Experimentos; (6) Análise; (7) Otimização; (8) Lançamento do Produto. Para a concepção da ideia foram realizadas entrevistas com dois grupos focos: grupo de oito pessoas, incluindo esportistas e atletas e um outro de cinco pessoas, incluindo nutricionistas e educadores físicos. O desenvolvimento do produto se deu em três etapas: na primeira foi realizado um experimento de um único fator para entender a composição da base do sorvete. Na segunda foi realizado um fatorial completo, com foco nos fatores fibras, proteínas e água. Na terceira etapa outro fatorial completo, com foco nos mesmos fatores.  Ao longo do desenvolvimento do sorvete, foram conduzidos testes sensoriais e de composição centesimal do produto para fazer a validação do mesmo de acordo com os requisitos dos stakeholders e da legislação vigente, respectivamente. Ao final do produto, pode-se afirmar que a nova metodologia de desenvolvimento de produto obteve um resultado de sucesso, com um produto inovador no mercado e melhorando aspectos da gestão da informação dentro da organização estudada. Destaca-se como positivo a empresa possuir um ótimo ambiente de inovação, que se caracteriza por ser bastante aberto a ideias novas e ousadas. Sugere-se a aplicação desta metodologia em outras MPEs a fim de melhorar a gestão da inovação.



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Notícia cadastrada em: 30/01/2015 11:00
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