ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROPAGANDISTAS DE MEDICAMENTOS UTILIZADA PELA INDÚSTRIA FARMACEUTICA NO NORDESTE DO BRASIL
Avaliação de Desempenho; Competências; Estratégias; Indústria Farmacêutica; Propagandistas Vendedores de Medicamentos.
A indústria farmacêutica é uma das mais competitivas indústrias do mundo contemporâneo, e um dos seus principais desafios está na comercialização de seus medicamentos, que na sua maioria dependem da prescrição médica. O objetivo deste estudo é identificar as estratégias de avaliação de desempenho utilizadas pela indústria farmacêutica de origem multinacional que atua no nordeste Brasileiro, para avaliar os propagandistas vendedores de medicamentos. Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: Avaliação de desempenho, Estratégias da Indústria Farmacêutica, e avaliação desempenho da indústria farmacêutica. A temática justifica-se em razão da importância estratégica dos propagandistas de medicamentos para a indústria farmacêutica, que é uma das indústrias que mais investe em pesquisa na atualidade, e contribui para melhorar a qualidade de vida e a saúde humana. A metodologia é caracterizada como um survey, de natureza quali-quantitativa; o objeto de estudo é composto pelas empresas farmacêuticas multinacionais que atuam no Nordeste do Brasil; a coleta de dados foi realizada através de um questionário fechado (instrumento de pesquisa), composto por 5 perguntas fechadas que abordam a temática central dessa dissertação, 27 afirmativas para medir a concordância(escala likert) e 1 tabela contendo 46 competências, aplicado junto a gerentes da indústria farmacêutica; a análise dos dados foi feita por meio das técnicas de estatística descritiva e uma análise quantitativa para estabelecer o Ranking Médio (RM) para a parte do questionário que utilizou escala tipo Likert de 5 pontos para mensurar o grau de concordância dos respondestes. Através dos resultados desta pesquisa foi possível identificar as estratégias de avaliação de desempenho, utilizadas pelas empresas farmacêuticas, que atuam no Nordeste do Brasil, na gestão dos propagandistas vendedores de medicamentos, e identificar as competências essenciais dos propagandistas de medicamentos, na percepção dos gestores. Os resultados demonstraram que a indústria farmacêutica desenvolve e utiliza várias estratégias para medir e avaliar o desempenho dos propagandistas de medicamentos no Brasil, assim como em outros países, e que na percepção dos gerentes da indústria farmacêutica existem competências consideradas essenciais aos bom desempenho profissional dos propagandistas de medicamentos da indústria farmacêutica. Assim, acredita-se que esta pesquisa possa contribuir de forma importante para avanço do conhecimento deste tema.