INOVAÇÃO E DESEMPENHO EXPORTADOR: UMA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL NA CANDY POP (BRASIMPORT TRANSPORTE, INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA)
Estratégias. Inovação. Desempenho exportador
A crescente globalização da economia tem se revelado uma grande oportunidade e um importante desafio para as empresas. Para atingir altos níveis de desempenho nas atividades de negócios internacionais, faz-se necessário adotar estratégias que confiram um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Assim, o objetivo geral é avaliar o impacto de fatores institucional e da inovação sobre o desempenho exportador na empresa Candy Pop Balas a partir dos fundamentos teóricos e empíricos discutidos pelos estudiosos da área. Este trabalho caracterizar-se-á como descritivo com métodos qualitativos e quantitativos, quanto ao planejamento da pesquisa optou-se pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso, na forma de levantamento apoiado por questionário, será possível testar o modelo e identificar fatores positivamente correlacionados com desempenho nas atividades de exportação da empresa objeto de estudo. As inovações implementadas serão avaliadas como tendo como principal impacto o acesso a novos mercados ou nichos, permitindo o atendimento a demandas mais sofisticadas. Embora se reconheça que a qualidade do produto, na maioria das indústrias, é um item de primordial importância, um crescimento significativo na participação do Brasil no comércio internacional precisa superar a busca pela qualidade e avançar na direção do desenvolvimento de inovações vigorosas, que criem mercado para suas indústrias.