ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DO COMBUSTÍVEL EM FROTAS DE TRANSPORTE COLETIVO COM MOTORIZAÇÃO DIESEL E USO DO B5
Biodiesel (B5), motor diesel, bico injetor, desgaste.
Existem motivações de ordem ambiental e energética para que combustíveis renováveis sejam cada vez mais utilizados. O biodiesel é uma das alternativas renováveis à utilização de óleo diesel de origem fóssil, e sua utilização tem crescido no mundo. O Brasil é historicamente, um dos grandes contribuintes para redução do uso de combustíveis fósseis no mundo. Como o Brasil tem uma propensão muito positiva para o cultivo de oleaginosas, o biodiesel aparece como proposta de solução ambiental e energética. O presente trabalho teve por objetivo comparar desempenho, o desgaste dos componentes do motor na região da câmara de combustão, consumo e emissão de gases do motor originalmente concebido para funcionar com óleo diesel de origem mineral, utilizando-se misturas de biodiesel de soja B5. O trabalho foi realizado nas frotas das empresas de transporte coletivo Transporte Cidade do Natal Ltda., de uso urbano, e Auto de Viação Jardinense Ltda., de transporte interurbano. Foi também acompanhado o trabalho de pesquisa executado no laboratório de engenharia química Nupeg II, da UFRN, sobre a emissão dos gases da combustão, em um motor diesel estacionário de marca Branco, no qual foi utilizado combustível de composições diferentes. Não foram observadas diferenças significativas no desempenho dos motores da frota de ônibus urbano funcionando com misturas de biodiesel comparativamente ao diesel padrão, como também nos órgãos do motor que tiveram contato direto com o combustível.