MECANISMOS DE DESGASTE, HISTÓRIA TÉRMICA E CICLO DE VIDA DE COMPONENTES DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA DE AEROMODELO
tribologia, desgaste, combustão interna, motor aeromodelo.
Foi desenvolvida uma metodologia de ensaio que considerou a variação da temperatura e a microscopia eletrônica de varredura um método de quantificar e qualificar respectivamente a evolução do desgaste em três máquinas 46 LA de motor de combustão interna de dois cursos, com uma capacidade de cilindro de 7.64 cm3, de 23,0 milímetros de diâmetro e de curso de 18.4 milímetros, RPM de serviço de 2.000 a 16.000 rpm, potência de 1.2 bhp a 15.000 rpm, peso de 272 gramas. Os componentes do motor investigados foram: (1) cabeça do motor (liga Al-Si), (2) pistão (liga Al-Si) e (3) pino do pistão (Aço AISI 52100). Os ensaios foram realizados em uma bancada, os motores 1 e 2 foram ensaiados sem carga, e o motor 3 foi adicionado a dois ensaios um ventilador com velocidade do vento que variava entre 8,10 m/s a 11,92 m/s, com a finalidade de identificar e comparar o comportamento dinâmico do motor com os motores ensaiados sem carregamento. As temperaturas próxima ao contato e ambiente foram medidas através de dois termopares tipo K conectados ao dispositivo de ensaio e registradas por um microcomputador com software de aquisição de dados, controle e monitoramento dos parâmetros durante os ensaios. A superfície desgastada dos componentes foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise-EDS. O estudo foi complementado por ensaios de desvio de forma e medição de massa. A variação de temperatura associou-se à morfologia dos óxidos e os mecanismos de desgastes evidenciados foram discutidos correlacionando-se a solicitação termomecânica às respostas da caracterização dos materiais.