PROJETO PRELIMINAR E ESTUDO COMPUTACIONAL DA SEÇÃO DE CAPTURA DE AR DE UM DEMONSTRADOR SCRAMJET |
Scramjet, seção de compressão, estudo analítico, simulação numérica, FLUENT – ANSYS.
O uso de propulsão aspirada baseada em combustão supersônica (tecnologia scramjet) é visto atualmente no setor aeroespacial como uma aplicação promissora na área de acesso ao espaço. As principais vantagens da utilização dessa tecnologia comparada aos atuais sistemas de propulsão aeroespacial são a não necessidade de transporte do oxidante, o que propicia uma redução do peso do veículo, e um impulso específico relativamente maior que os motores – foguetes convencionalmente usados. Motores scramjet são sistemas de propulsão aspirada sem partes móveis, que utilizam ondas de choque estabelecidas sobre a estrutura para comprimir e desacelerar o escoamento de ar atmosférico criando condições termodinâmicas adequadas para que a queima ocorra em velocidade supersônica na câmara de combustão do veículo, propiciando uma posterior expansão dos gases e geração de impulso. Nesse trabalho metodologias analítica e numérica aplicadas ao projeto da seção de captura de ar de um demonstrador scramjet são apresentadas e posteriormente utilizadas na concepção e criação de modelo físico para demonstração da tecnologia da combustão supersônica através de um voo atmosférico acoplado a motor foguete em velocidade correspondente a número de Mach 6,8 na altitude geométrica de 30 km. Simulações fluidodinâmicas computacionais (de escoamento invíscido e viscoso) são utilizadas para verificar características do escoamento sobre o modelo desenvolvido. As simulações com escoamento invíscido são comparadas com teoria analítica, também apresentada no trabalho. O software FLUENT – ANSYS é usado na realização das simulações computacionais. O modelo de escoamento invíscido é inicialmente utilizado a fim de apresentar aspectos geométricos tais como captura de ondas de choque bem como avaliação aerotermodinâmica, posteriormente modelo de turbulência k-kl-omega é usado para o modelamento do escoamento viscoso e adequação da geometria do modelo devido ao surgimento de fenômenos associados à interação de ondas de choque com camada limite estabelecida.