ESTUDO EXPERIMENTAL DE NANOFLUIDO HÍBRIDO Al203-MWCNTs/POE
Nanofluido híbrido; Al203; MWCNTs; condutividade térmica; viscosidade; lubricidade.
O desenvolvimento de nanopartículas sólidas e a sua dispersão de em um fluido-base para melhoria das propriedades termomecânicas e intensificação dos processos de transferência de calor é um ramo da ciência que tem despertado muito interesse da comunidade científica e impulsionado vários segmentos da indústria nas últimas décadas. Neste contexto, propõe-se investigar um novo nanofluido híbrido a partir da adição de nanopartículas de alumina (Al203) e nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNTs) a um óleo lubrificante poliolester (POE), originalmente desenvolvido para aplicação em compressores de refrigeração. As nanopartículas de Al203 e MWCNTs foram dispersas na proporção 50/50 no óleo POE nas concentrações de 0,1 g/L, 0,25 g/L, 0,5 g/L e 1,0 g/L. O nanofluido híbrido Al2O3-MWCNTs/POE foi submetido à processos de sonicação por ultrassom por sonda de imersão e agitação magnética rotativa para melhoria da estabilidade. Propriedades térmicas, reológicas e lubricidade foram mensuradas na faixa de fração mássica sólida de 0-1,0% e temperaturas de 20 0C a 80 0C. A condutividade térmica do nanofluido híbrido na concentração de 1,00 g/L foi superior ao óleo POE em todas as temperaturas. A viscosidade dinâmica do nanofluido híbrido não apresentou variações significarivas em relação ao fluido-base e a lubricidade HFRR do nanofluido híbrido não superior a do óleo POE. Finalmente, o nanofluido híbrido Al2O3-MWCNTs/POE na concentração de 1,00 g/L foi o que exibiu o melhor conjunto de propriedades termofísicas.