Um Anjo para ELA: Uma arquitetura de telemedicina para monitoramento homecare de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela)
Sistemas de monitoramento homecare; Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); Lógica Fuzzy; Visão Computacional; Telemedicina.
Os sistemas de monitoramento são responsáveis por realizar tarefas que em geral demandam um longo período de observação. Esses sistemas são capazes de analisar várias informações e com base em uma lógica de controle atuar diretamente sobre um processo ou emitir sinais de alertas. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada por fraqueza muscular progressiva que leva o paciente ao óbito, usualmente devido a complicações respiratórias. Esses pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar de saúde, todavia, o acompanhamento dos pacientes que moram distante dos grandes centros não é satisfatório, pois não existe uma equipe de saúde que possa realizar visitas domiciliares. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema de telemedicina para monitoramento homecare de pacientes com ELA, por meio do processamento de sinais biológicos relacionados à respiração desses pacientes e oxigenação sanguínea. Para tanto, esse sistema terá embarcado um conjunto de lógicas fuzzy que irá descrever as regras que são utilizadas pela equipe de saúde que monitoram os pacientes e irá auxiliar os cuidadores durante o tratamento fisioterápico em suas casas. Além disso, o sistema também terá um módulo de visão computacional que irá extrair informações do ventilador mecânico artificial que auxilia a respiração do paciente.