Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS
DATA: 20/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Laboratório e Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) - HUOL
TÍTULO:

Um Anjo para ELA: Uma arquitetura de telemedicina para monitoramento homecare de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela)


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas de monitoramento homecare; Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); Lógica Fuzzy; Visão Computacional; Telemedicina.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

Os sistemas de monitoramento são responsáveis por realizar tarefas que em geral demandam um longo período de observação. Esses sistemas são capazes de analisar várias informações e com base em uma lógica de controle atuar diretamente sobre um processo ou emitir sinais de alertas. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada por fraqueza muscular progressiva que leva o paciente ao óbito, usualmente devido a complicações respiratórias. Esses pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar de saúde, todavia, o acompanhamento dos pacientes que moram distante dos grandes centros não é satisfatório, pois não existe uma equipe de saúde que possa realizar visitas domiciliares. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema de telemedicina para monitoramento homecare de pacientes com ELA, por meio do processamento de sinais biológicos relacionados à respiração desses pacientes e oxigenação sanguínea. Para tanto, esse sistema terá embarcado um conjunto de lógicas fuzzy que irá descrever as regras que são utilizadas pela equipe de saúde que monitoram os pacientes e irá auxiliar os cuidadores durante o tratamento fisioterápico em suas casas. Além disso, o sistema também terá um módulo de visão computacional que irá extrair informações do ventilador mecânico artificial que auxilia a respiração do paciente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo à Instituição - FRANCISCO MILTON MENDES NETO - UFERSA
Externo à Instituição - ROBINSON LUIS DE SOUZA ALVES - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/06/2013 09:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao