CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA
Atenção Primária à Saúde. Reanimação Cardiopulmonar. Treinamento por simulação. Estudo de Validação.
O estudo teve por objetivo construir e validar seis cenários de simulação clínica de média fidelidade em Suporte Básico de Vida no contexto da Atenção Básica. Estudo metodológico, descritivo de construção e validação de conteúdo de cenários de simulação. Foi realizada uma pesquisa inicial aos guidelines da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia para Suporte Básico de Vida considerando o período de 2015 a 2019. Os cenários foram elaborados seguindo os critérios propostos por Fabri et al. (2017): conhecimento prévio do aluno, objetivos de aprendizagem, fundamentação teórica da atividade, preparo do cenário, desenvolvimento do cenário, debriefing e avaliação. Foi elaborada uma lista de experts pelo orientador com base na sua network. Elencou-se experts médicos ou enfermeiros, com experiência em simulação clínica e SBV e titulação mínima de mestre para julgá-los de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para validar o conteúdo. Foram excluídos os juízes que não responderem a validação através de respostas aos e-mails enviados e ou aqueles que responderam, parcialmente aos instrumentos. Cada juiz recebeu em seu e-mail dois anexos: um documento contendo o cenário, a caracterização sociodemográfica e a escala de concordância e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra final foi composta por 7 juízes. A maioria dos juízes tinha entre 35 e 45 anos, era da categoria profissional da enfermagem, apresentavam doutorado como titulação máxima, atuava como docente, com tempo de atuação profissional de até 14 anos, possuía experiência na área de simulação, com tempo de 5 a 8 anos, com experiência em Suporte Básico de Vida, de mais de 13 anos. Em todos os itens, o IVC variou entre 85,7% e 100%, e as sugestões dos experts foram incorporadas ao material. A construção e validação de cenários de simulação é uma atividade de difícil execução, com vantagens como maior confiabilidade e menos tempo dispendido para sua construção e desvantagens como pouca adaptação às realidades locais das instituições de ensino. Além disso, permite a possibilidade de sua reaplicação por outros profissionais, facilitadores, docentes ou estudiosos que desenvolvam atividades na área de simulação clínica.