Banca de QUALIFICAÇÃO: FATIMA VALESKA DE FREITAS FORMIGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FATIMA VALESKA DE FREITAS FORMIGA
DATA : 02/04/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 06 - DEF
TÍTULO:

JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar. Jogos Cooperativos. Metodologia. Motivação. Participação.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Na atualidade, a falta de interesse dos alunos parece ser um daqueles problemas enfrentados pela maioria dos professores quando pensamos em ensino aprendizagem. Com as dificuldades que muitos professores de Educação Física vêm enfrentando em relação à falta de interesse dos estudantes, a motivação e a metodologia utilizada pelos docentes ganharam relevância como temas a serem revisitados, no contexto escolar. Como objetivo geral, propomos analisar se os Jogos Cooperativos enquanto intervenção pedagógica na Educação Física escolar, podem favorecer a participação e inclusão dos alunos, no ensino das práticas corporais. E para efetivar este objetivo geral, definimos como objetivos específicos: identificar as principais causas que levaram os alunos a se desmotivarem e se ausentarem das aulas de Educação Física escolar; identificar e caracterizar o método de ensino Jogos Cooperativos, seus princípios e sua aplicação prática na Educação Física escolar; aplicar uma unidade de ensino sobre o Futsal, utilizando como estratégia metodológica os Jogos Cooperativos, visando avaliar se os alunos se motivaram a participar mais das aulas de Educação Física. Como pesquisa optamos pelo tipo participante, com abordagem qualitativa. Como instrumentos para a coleta de dados utilizaremos uma unidade didática de Jogos Cooperativos composta por dez aulas, a observação participante anotada em um diário de campo e dois questionários, sendo um diagnóstico e o outro avaliativo. A pesquisa será iniciada após prévia aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento dos participantes e dos seus responsáveis. Os participantes serão os alunos regularmente matriculados no 8o ano, turma A, de uma escola situada no município de Cabedelo/PB. O método de análise de conteúdo temático subsidiará a análise e interpretação dos dados. Esperamos que a efetivação deste estudo traga conhecimento para que os professores da área possam aplicar nas suas práticas pedagógicas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Externa à Instituição - IRACYARA MARIA ASSUNÇÃO DE SOUZA - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/03/2025 14:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao