A história do Departamento de Letras tem início em meados do século XX, com o Curso de Letras. Reconhecido pelo Decreto Federal n. 45.868, de 16/09/1959, publicado pelo Diário Oficial da União em 04/11/1959, esse primeiro curso teve suas atividades ligadas à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, com o Curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras Neolatinas. Em 1963, a Faculdade foi incorporada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte à Fundação José Augusto e anos depois, com o Decreto Presidencial n. 62.380, de 11/03/1968, foi enfim integrada à UFRN.
Durante todo esse período, várias mudanças ocorreram, desde a ampliação dos cursos à divisão que, em 2010, deu origem ao Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas – DLLEM, responsável por gerir as habilitações em línguas estrangeiras modernas e respectivas literaturas. Com essa nova configuração, o Departamento de Letras passou a gerir apenas a habilitação em língua portuguesa e respectivas literaturas e em Portuguesa/LIBRAS, com curso criado em agosto de 2013.
Atualmente o Departamento de Letras abriga 3 licenciaturas: em Letras Língua Portuguesa (presencial), em Letras Português/Libras (presencial) e em Língua Portuguesa e Literaturas (EaD). O curso Letras Língua Portuguesa (presencial) oferece 80 vagas anuais, sendo 40 para o turno diurno e 40 para o noturno. O curso Letras Português/Libras (presencial) oferece 40 vagas anuais. O curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas (EaD) oferece 250 vagas anuais. O departamento também conta com 2 programas de pós-graduação stricto sensu: o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), além de cursos de especialização que são ofertados regularmente.
O perfil do profissional de Letras pressupõe uma formação que, alicerçada em sólidas bases teóricas e práticas, permita ao egresso a prática de análise linguística e literária, assim como a prática docente em escolas públicas e/ou privadas do Ensino Fundamental e Médio. Além de atuar no sistema de ensino, o profissional de Letras está apto a exercer atividades como assessoria técnico-linguística, serviços editoriais, tradução, revisão de textos, projetos e pesquisas de materiais linguísticos e literários para fins socioculturais entre outros.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.15.11