DPU/CCSA

Professor do DPU recebe o Título de Professor Emérito
13/04/2018 14:12

(Texto: AGECOM/UFRN)

O início da noite da última sexta-feira, 20, foi marcado pelo reconhecimento da trajetória do professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carlos Roberto de Miranda Gomes. No auditório do NEPSA I, o educador recebeu o título de Professor Emérito da Instituição, juntando-se a um seleto grupo de outros 68 educadores que, ao longo dos 60 anos de história da UFRN, se distinguiram por sua atuação na área de ensino, pesquisa ou extensão.

A solenidade foi presidida pela reitora Ângela Paiva Cruz, em uma cerimônia na qual a apresentação do homenageado foi feita pelo professor Tarcísio Gurgel e a saudação coube ao professor e juiz federal Ivan Lira. A sessão solene contou com a presença de professores, ex-alunos, familiares, amigos e representantes de entidades culturais do Estado. Ao receber a distinção, Carlos Gomes salientou que, sem desmerecer as inúmeras homenagens que recebeu ao longo da vida, não havia outra com significado tão particular quanto a de Professor Emérito.

“Os presentes não podem avaliar a emoção e o peso que senti de tamanha responsabilidade, e que me invadiram desde o momento em que foi marcada a data desta solenidade. A síndrome da insônia tornou-se companheira diária e houve momentos em que batia a emoção”, destacou, enternecido, em seu discurso.

O professor Carlos Gomes atuou no Departamento de Direito Público da Universidade, na direção da Seção do Rio Grande do Norte da OAB, além de ter se dedicado às áreas da auditoria e da literatura. Um dos mais notáveis trabalhos do homenageado foi a contribuição como presidente da Comissão da Verdade, que buscou investigar as violações aos direitos humanos na Instituição durante a Ditadura Militar.

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.12.15