Apresentação

CENTRO: CCHLA - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (NATAL)

MODALIDADE: LICENCIATURA

VAGAS: 40

O CURSO

O Curso de Licenciatura em Dança teve seu primeiro vestibular em 2009, quando foram aprovados 40 candidatos. Este curso vem responder a uma crescente demanda da sociedade e visa favorecer a formação de futuros professores de dança. Durante os 4 anos de permanência no curso, os alunos são estimulados para dominar conhecimentos e metodologias voltados ao ensino da dança, bem como à concepção de aprendizagem focada em situações-problema ou no desenvolvimento de projetos coletivos que envolvam diferentes áreas ou disciplinas. Portanto, oferece uma sólida formação sobre o conhecimento da dança e a investigação artística e pedagógica. A estrutura curricular prevê 2.820 horas no total, e as disciplinas do curso são em sua maioria de natureza teórico-prática. Além das disciplinas obrigatórias, tem também um elenco de disciplinas optativas que o aluno poderá escolher o que quer cursar. Também prevê como obrigatório um trabalho de conclusão de curso, que consiste na elaboração de um memorial acadêmico a partir da problematização de fatos e produções que fizeram parte da formação do licenciando e que sejam pertinentes e relevantes para a área da dança. A prática em atividades de iniciação científica, projetos de extensão, representação estudantil e ações junto à comunidade complementarão sua carga horária. Por fim, o número de cursos de licenciatura em Dança cresce no Brasil e mesmo no exterior, ampliando as oportunidades de atuação profissional nas áreas voltadas ao ensino, à pesquisa, à produção, à formação e à difusão artístico-cultural, por meio de eventos, programas culturais públicos e privados, editais de premiação e leis de incentivo à cultura.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A atuação profissional do professor de dança inclui o planejamento, a realização e a avaliação do ensino da dança, fazendo uso devido de abordagens metodológicas adequadas ao contexto social vivido pelo alunos e as orientações curriculares institucionais e nacionais para o ensino básico. Abrange ainda: a investigação do corpo em movimento, considerando a articulação entre múltiplas referências; o domínio de conhecimentos sobre processos de composição coreográfica e interpretação na dança; o fomento, a produção e a divulgação de trabalhos de dança, além do desenvolvimento de trabalhos de dança com pessoas com necessidades especiais como uma das formas de democratização do acesso ao conhecimento desta linguagem artística.

BASE LEGAL

A profissão de professor, independente da área, é reconhecida socialmente, cabendo à instituição formadora atestar, através de diploma, a capacitação do profissional. Assim, o portador de diploma universitário de Licenciatura em Dança está habilitado a ensinar a dança em qualquer espaço de ensino. O professor formado em cursos de licenciatura em nível superior tem como referencial legal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) para atuação nas escolas públicas da rede municipal, estadual e federal de ensino no âmbito da Educação Básica. Com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997, a dança passa a ser compreendida como conteúdo da educação básica e não somente uma atividade escolar. Como linguagem artística, o professor de dança passa a ter uma formação específica.

MERCADO DE TRABALHO

O campo de atuação do professor de dança, com formação em nível superior, encontra- se prioritariamente na instituição escolar, mais especificamente na educação básica, porém, não se restringe a esta, visto que a dança como fenômeno educativo ultrapassa o espaço da escola, inserindo-se em outros espaços sociais da produção artística, da ação cultural e do lazer. Assim, o professor de dança, formado no curso de licenciatura da Universidade, poderá ter a oportunidade de realizar concursos públicos de provas e títulos para ingressar em instituições públicas de ensino. No entanto, poderá também estar melhor preparado para atuar em outras instituições como os estabelecimentos de ensino da rede privada, as escolas e academias de dança e demais espaços sociais que lidam com a arte e com a educação. Tendo concluído a graduação na Universidade, o professor poderá ainda investir em sua formação continuada em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) para uma futura atuação no ensino superior em instituições públicas e privadas.

IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO

O curso de licenciatura em dança reafirma o espaço da arte na universidade e na educação básica. Estes atendem às exigências da atual política educacional brasileira, conforme observado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996. A dança como conhecimento na educação básica e na universidade tem uma importância fundamental na formação do indivíduo para o reconhecimento, a manutenção e a produção da arte no contexto social em que se insere. Nesse âmbito faz-se importante uma educação que invista na formação do pensamento crítico e reflexivo, bem como na formação estética que permita ao indivíduo dialogar e fomentar as produções artísticas do seu entorno como possibilidades de leituras e expressões diversas do mundo em que vivemos. A arte de modo geral e a dança aqui especificada são expressões da cultura, cuja compreensão exige o conhecimento de seus elementos constitutivos, seus modos de produção e sua função social. Assim, o ensino da dança deve fazer parte da educação dos indivíduos para que estejam aptos a apreciar criticamente as produções da dança, a gerar tais produções e a compreender sua função nos diversos contextos sociais.

Coordenação do Programa: MARCILIO DE SOUZA VIEIRA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Lingüística, Letras e Artes Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.cchla.ufrn.br/deart/_v2/cursos/graduacao/Danca
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