PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM/CCHLA/UFRN
QUADRO DE DISCIPLINAS PARA 2026.1
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE TÓPICOS
Tópicos em LTD
Análise do Discurso de Linha Francesa
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Origem e constituição do campo da AD no contexto dos estudos linguísticos e das ciências humanas. Principais conceitos: sujeito, ideologia, discurso, formações discursivas, interdiscurso, condições de produção, memória discursiva. Leitura e análise de textos a partir de diferentes perspectivas da AD (Michel Pêcheux e desdobramentos posteriores).
Discurso religioso: abordagens textual-discursivas
Ementa:
Tópicos em LA
Aspectos Ecocognitivos da Compreensão Leitora
Ementa: Estudo dos fundamentos da linguística ecocognitiva aplicados à compreensão leitora. Leitura entendida como prática corporificada, situada, distribuída e enativa, articulada pela cognição 4E e pelos jogos de linguagem inseridos em formas de vida. Reinterpretação ecocognitiva de modelos clássicos (Simple View of Reading, Construção–Integração e Componential View of Reading) à luz das interações corpo–texto–ambiente. Discussão das relações entre literacia (dimensão cognitiva) e letramento (dimensão social e cultural da leitura), bem como suas implicações para ensino, avaliação e intervenção. Ênfase em práticas de simulação, translanguaging e colaboração, considerando a diversidade linguística, cultural e multimodal dos contextos de leitura contemporâneos.
A Análise do Discurso e as contribuições de Dominique Maingueneau
Ementa: Abordagem do cabedal teórico-metodológico de Dominique Maingueneau, com exercícios de análise à luz de alguns de seus conceitos: semântica global; campo e posicionamento discursivos; ethos discursivo e autoria; tipos de regimes enunciativos; destacabilidade e enunciados aderentes.
Tópicos em LC
Literatura de Autoria Feminina e Crítica Feminista.
Ementa: a) noção de autoria, problematizações; literatura feminina × literatura de autoria feminina, diferenças e aproximações; a narrativa de autoria feminina e sua relação com a historiografia; principais autoras portuguesas e brasileiras e sua relação com a tradição literária nessas culturas; o caso das Novas Cartas Portuguesas; b) noção de corrente crítica; o pensamento feminista em suas ondas (primeira, segunda e terceira); o surgimento da crítica literária feminista e sua transformação; a ginocrítica de Elaine Showalter; pensadoras feministas e da crítica literária feminista: Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, Julia Kristeva e Elaine Cixous.
Epistemologias indígenas
Ementa: Cosmovisões indígenas antes e depois da literatura. O “índio” como herança discursiva colonial. O “ameríndio” e a invenção de um Novo Mundo. A visão dos vencidos. A emergência da literatura indígena brasileira no cenário infantojuvenil. Os desafios da lei 11.645/2008 e o ensino da literatura. O bem-viver como prática contracolonial. A escrita do antropoceno: fluxos e contrafluxos indígenas. Poéticas indígenas brasileiras. Mitopoéticas amazônidas. Concepções indígenas de subjetividade.
Literaturas africanas e o pensamento antropológico de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí
Ementa: introdução a filosofias africanas (Lopes & Simas, 2024); estudo da obra da socióloga nigeriana Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (A invenção das Mulheres, 1997/2021, bem como ensaios encontrados na obra Mulheres Africanas e Feminismo, 2003); leitura e análise de contos escritos por autoras/es africanas/os.
Glissant e a relação como paradigma poético crítico nas literaturas das Américas
Estudo da obra ensaística de Édouard Glissant e sua crítica ao pensamento ocidental. Suas invenções conceituais como Relação, Crioulização e Caos-Mundo na busca por novos paradigmas para pensarmos a diáspora como força criativa nas produções literárias do Caribe e da América Latina. Leitura de obras do autor (Introdução a uma poética da diversidade, Tratado do Todo-mundo, Poética da Relação, O discurso antilhano) e de autores e autoras que têm se debruçado sobre o pensamento de Glissant como Eurídice Figueiredo, Patrick Chamoiseau e Diva Barbaro Damato.