Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DE FREITAS LACERDA

DISCENTE : LUCAS DE FREITAS LACERDA
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Google Meet, https://meet.google.com/rwz-prmh-ufj

APLICAÇÕES DE BIOINFORMÁTICA PARA CONSERVAÇÃO DO GÊNERO SAPAJUS: ANÁLISE INTEGRADA DE APRENDIZADO DE MÁQUINA, FILOGENÉTICA E GENÉTICA POPULACIONAL

Hibridização; Marcadores Genéticos; Filogenia; Genética de Paisagem.

As pressões antrópicas sofridas pelos remanescentes de mata atlântica no litoral nordestino brasileiro refletem-se em impactos no estado de conservação dos animais que compõem sua fauna, dentre estes os primatas neotropicais. Visando a conservação dos primatas ameaçados do Nordeste, o CPB/ICMBio coordena o Plano de Ação Nacional para Conservação dos Primatas do Nordeste (PAN PRINE). Uma das espécies alvo é o macaco-prego-galego (Sapajus flavius), categorizada como Em Perigo de extinção. Visando contribuir para a implementação de ações do PAN PRINE, o presente trabalho objetivou construir um painel de marcadores genéticos para diferenciação de duas espécies próximas do gênero Sapajus, entender a diversificação e relações evolutivas entre as populações da espécie S. flavius através de análises de migração com testes baseados em árvores filogenéticas, descrever métricas de diversidade genética para todas as populações putativas da espécie e avaliar métricas de endogamia e, por fim, testar a correlação de resistência de movimento da espécie em elementos de uso e cobertura do solo com a distância genética a partir de métricas de diferenciação populacional em um framework de genética de paisagem. Nós conseguimos identificar um total de 87 marcadores genéticos de um montante inicial de 2603 através de três metodologias de aprendizado de máquina distintas, dentre essas metodologias apenas 13 marcadores tinham alguma intersecção entre elas, demonstrando serem variantes altamente informativas para diferenciação dos grupos. As análises filogenéticas demonstraram introgressão interespecífica de S. libidinosus nas populações ao norte da distribuição de S. flavius, além de apontar um cenário de troca gênica ancestral entre algumas populações dentro da espécie de S. flaivus. As métricas de diversidade genética apontaram baixos níveis de diversidade e alta probabilidade de endogamia entre algumas populações de S. flavius, denotando uma necessidade de manejo na espécie, uma população foi identificada como candidata a ser fonte de diversidade e possível alvo de manejo devido aos melhores valores encontrados ao avaliar a diversidade e taxas de endomagia entre os indivíduos. A distância geográfica entre as populações parece ter sido o fator mais correlacionado com seus graus diferenciação quando comparamos com os elementos de uso e cobertura do solo. Esses resultados são importantes e servem como guias iniciais para subsidiar planos de ação e decisões de manejo que levem em conta o perfil genético das populações e espécies estudadas para medidas mais assertivas na conservação.

Externa à Instituição - CAMILA JUNQUEIRA MAZZONI
Externa à Instituição - CAROLINA DA SILVA CARVALHO