Banca de QUALIFICAÇÃO: HELMUT KENNEDY AZEVEDO DO PATROCINIO

DISCENTE : HELMUT KENNEDY AZEVEDO DO PATROCINIO
DATA : 06/03/2023
LOCAL: Auditório BioME

Investigação In silico de peptídeos de proteínas do sistema nervoso como candidatos de mimetismo molecular na síndrome de Guillain-Barré e na esclerose múltipla desencadeadas pelo vírus Epstein-Barr.

Síndrome de Guillain-Barré. Mimetismo Molecular. Reação Cruzada. Interação pMHC-TCR. Esclerose Múltipla.

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) e a esclerose múltipla são doenças autoimunes associada a resposta imunológica contra autoantígenos do sistema nervoso periférico (SNP) e central (SNC), respectivamente. A maioria dos estudos sobre a imunopatologia da SGB investigam a reação cruzada entre antígenos de gangliosídeos da bainha de mielina e carboidratos da bactéria Campylobacter jejuni. Entretanto, a SGB apresenta um espectro de subtipos e, particularmente, a forma Polirradiculoneuropatia Aguda Desmielinizante Inflamatória (AIDP) possui poucas evidências de relação com C. jejuni ou de autoimunidade contra gangliosídeos. Já a imunopatologia da esclerose múltipla é mais conhecida e diversos autoantígenos proteicos são conhecidos. Neste trabalho, utilizou-se os bancos de dados “The Human Protein Atlas”, AFND e IEDB para seleção de, respectivamente, proteínas abundantes no sistema nervoso, proteínas imunogênicas do vírus Epstein-Barr e haplótipos de HLA. Também foram utilizadas ferramentas computacionais para predição de ligantes do HLA e de produção de citocinas. Foram encontradas 10 proteínas do sistema nervoso e 28
do EBV, as quais foram usadas na predição de peptídeos ligantes de 21 HLAs comuns na população mundial. A partir de busca de haplótipos no AFND, foram localizados ao todo 1359 haplótipos registrados, os quais se distribuem entre 51 pares de HLAs. Os nonapeptídeos de ancoramento das proteínas do EBV e proteínas da mielina foram comparados quanto a identidade em resíduos críticos para a interação com o TCR. Para tal comparação foram estabelecidos três critérios de seleção de acordo com a relevância de cada contato para interação TCR-peptídeo-MHC. O contato principal deve estar localizado na posição P5, enquanto as posições P2, P3 e P8 são secundárias e P4, P6 e P7 são terciárias. De acordo com esses critérios, todas as proteínas do sistema nervoso apresentaram peptídeos com identidade relevante com peptídeos do EBV. A predição de estimulação de citocinas IL-4 ou IFN-γ permite descobrir quais pares de nonâmeros similares são capazes de induzir a ativação de células Th1 ou Th2 e talvez causar autoimunidade pelo mecanismo de mimetismo molecular. Sete proteínas (APLP1, CNP, GlialCam, MAG, MBP, Periaxina e PLP) apresentaram pares de peptídeos similares estimuladores das citocinas IL-4, IFN-γ ou de ambas. A proteína P0 também apresentou pares capazes de induzir IL-4 ou IFN-γ, porém são restritos a um ou poucos HLAs ou haplótipos. Haja vista alta quantidade de possíveis peptídeos que podem causar mimetismo molecular, o resultado deste trabalho está em consonância com a hipótese de que a imunidade tanto na esclerose múltipla como na GBS pode ser causada por múltiplos antígenos diferentes. Entretanto, são necessários estudos experimentais que busquem possíveis autoantígenos nessas doenças. Os pares de nonâmeros aqui encontrados podem subsidiar a investigação de autoantígenos em experimentos laboratoriais.

Presidente - 1267860 - GUSTAVO ANTONIO DE SOUZA
Externo ao Programa - 2985070 - JONAS IVAN NOBRE OLIVEIRA - nullInterno - 1507794 - RODRIGO JULIANI SIQUEIRA DALMOLIN
Notícia cadastrada em: 22/02/2023 14:46