Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUEL DUARTE BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMMANUEL DUARTE BARBOSA
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Departamento de Bioinformática

Bioquímica quântica em metaloproteína zinco dependente: Um estudo em

porphobilinogênio sintase.

Zinco; MFCC; DFT; PBGS; Metaloproteína.

A rica química das metaloproteínas são objetos desafiadores quando se trata de um compromisso entre precisão e viabilidade computacional. Atualmente, os métodos de cálculo baseados em mecânica quântica têm sido a chave para descrever as relações intrínsecas entre íons metálicos e aminoácidos relevantes em proteínas. Neste trabalho, relatamos as curvas de energia de interação para o íon zinco e os resíduos da enzima porfobilinogênio sintase (PBGS) obtidos pelos métodos de fragmentação molecular com capas conjugadas (MFCC) e sistema completo. Para realização dos cálculos quânticos foram utilizados dois funcionais de correlação, e para reconhecimento dos orbitais eletrônicos de Kohn-Sham foram utilizados três modelos de conjunto de bases. Para observar o efeito ambiente em cada etapa do MFCC, aplicamos quatro diferentes constantes dielétricas. Nossos resultados apontam diferenças significativas na precisão e  no custo computacional entre os modelos de cálculo. Além disso, descrevemos o mapeamento energético dos resíduos relevantes que contribuem para a manutenção do íon zinco no sítio catalítico de PBGS.

Presidente - 1352009 - UMBERTO LAINO FULCO
Interno - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA