Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANDRE CAVALCANTE DA SILVA

DATA : 03/05/2024
LOCAL: Sala 04-ECT

MiniTubos de Crookes Plásticos para Aprendizagem de Eletro-Magnetismo

Raios catódicos, aprendizagem significativa, experimento portátil.

Neste trabalho, apresentaremos um experimento portátil cujo intuito é abordar os conceitos de raios catódicos com alunos do Ensino Básico, além de investigar indícios de aprendizagem significativa provenientes do referido objeto. O objetivo é que os alunos sejam envolvidos em práticas que espelhem, dentro do possível, os processos e procedimentos experimentais realizados por sir William Crookes nas investigações relacionadas aos Raios Catódicos em tubos de vidro evacuado, aqui será mostrado como confeccionar e investigar as descargas elétricas em tubos de plásticos, inovando na forma de construir os tubos de Crookes. Essas práticas experimentais serão fundamentadas na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. O processo também terá como objetivo melhorar o bem-estar dos alunos na aula de Física, motivá-los, criar nos estudantes senso de pertencimento, fazendo com que eles se sintam parte real do processo de aprendizado e não meros espectadores. Ou seja, tenham protagonismo. Também pretendemos, usando História da Ciência, demonstrar que uma teoria não é construída por pura indução dos experimentos. Quais eram os desafios técnicos de sir William Crookes? Quais dúvidas lhe afligiam? Para evidenciar a metodologia e facilitar o uso dos experimentos portáteis, apresentaremos uma proposta de sequência didática a ser aplicada em uma turma da terceira série do Ensino Médio.

Interno - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 1879244 - LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA
Interno - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 13:02