Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DEON ALVES

DISCENTE : LEANDRO DEON ALVES
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Sala 04 ECT

VIDEOANÁLISE DE DESENHOS ANIMADOS: UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA SE INTRODUZIR A CINEMÁTICA

Cinemática, videoanálise, Desenho Animado

Esta proposta representa uma utilização de videoanálise aplicada a desenhos animados em busca de auxiliar uma descrição de movimentos. Ela tem sua aplicação voltada para alunos do ensino médio que estão iniciando seus estudos em física e aprofundando alguns conceitos científicos já lhes apresentados. É comum a muitos estudantes iniciarem o ensino médio com algum temor a esse componente curricular, o que muitas vezes funciona como um bloqueio emocional lhes impedindo de compreender porções conceituais dos objetos de conhecimento trabalhados. Nesse sentido, faz-se necessário uma atenção diferenciada no desenvolvimento e aplicação de propostas nessas turmas para que a contextualização dos conhecimentos supere a simples exemplificação de conceitos com fatos ou situações cotidianas. Neste trabalho, utilizaremos a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel. Espera-se que ao vincular os conceitos físicos com algo que é do seu agrado, esses passem a se relacionar com os subsunçores, adquiridos durante as aulas de física, promovendo armazenamento organizado de conceitos físicos na estrutura cognitiva do estudante. Nossa proposta consiste em demonstrar aos alunos que os conceitos físicos são importantes e estão presentes em qualquer situação no seu dia a dia, bastando apenas um olhar mais atencioso para perceber. Tentaremos direcionar esse olhar a perceber os conceitos e teorias da cinemática vetorial e escalar presentes em seus filmes, séries e desenhos animados. Com um aparato experimental desenvolvido nessa dissertação, iniciaremos trabalhando os conceitos de posição, distância e deslocamento, evoluindo até o conceito de velocidade escalar média. Posteriormente, faremos uma videoanálise (utilizando o software "Tracker") da atividade experimental e uma comparação dos resultados nela encontrados com aqueles encontrados pelos alunos. Finalizaremos com a análise de cenas de desenhos animados onde identificaremos os conceitos trabalhados experimentalmente. A avaliação da aprendizagem é feita de forma contínua durante todo o processo e, ao término, o aluno fará a análise de uma cena de desenho ou de um vídeo gravado por ele.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 2913810 - PEDRO DA CUNHA FERREIRA
Interno - 1717472 - RONAI MACHADO LISBOA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 13:48