Banca de QUALIFICAÇÃO: HADSON JOSE FARIAS DO NASCIMENTO

LOCAL: Sala 04/ECT

Sismicidade uma Forma Alternativa de Conhecer Conceitos Físicos

Ensino de Ciências, Sismologia, Sismógrafo

Alunos do ensino médio e fundamental têm uma visão distorcida da ciência, dos cientistas e dos professores de ciências. Eles veem a ciência como uma atividade neutra e elitista, realizada por "verdadeiros gênios" de forma linear e sem erros. Essa visão é reforçada pelo papel dos professores e dos materiais didáticos, que muitas vezes apresentam a ciência como um conjunto de fórmulas e dogmas. Como resultado, os alunos são desencorajados a seguir carreiras científicas e têm uma compreensão limitada do processo científico. É importante modificar a forma como a ciência é ensinada, a fim de promover uma visão mais precisa e inclusiva da disciplina. Isso pode ser feito concentrando-se na natureza colaborativa da pesquisa científica, no papel da criatividade e da solução de problemas na ciência e no fato de que os cientistas são influenciados por suas visões de mundo e experiências. Ao fazer essas mudanças, podemos ajudar os alunos a desenvolver uma visão mais precisa e inclusiva da ciência. Isso os incentivará a seguir carreiras científicas e a contribuir para a comunidade científica. Essas mudanças são necessárias porque as escolas públicas de ensino fundamental no Brasil têm um número muito pequeno de alunos que passam a frequentar instituições públicas de ensino superior. Isso provavelmente se deve a vários fatores, incluindo baixa motivação, falta de participação ativa e incapacidade de ver a relevância do trabalho escolar para a vida dos alunos fora da escola. Perceberemos que, ao fazer essas mudanças, os professores podem ajudar a aumentar o número de alunos que passam a frequentar instituições públicas de ensino superior. Isso terá um impacto positivo na economia brasileira e na sociedade como um todo. Este trabalho pretende apresentar os conceitos físicos relacionados à Sismologia e mostrar como eles se aplicam a esta ciência, inclusive propiciando a construção de um sismógrafo, aparelho utilizado para medição de amplitude e intensidade das atividades sísmicas da crosta terrestre. Afinal, podemos afirmar que o presente trabalho tem como proposta uma metodologia de ensino de conceitos físicos em que estes são apresentados e utilizados no contexto da Sismologia, buscando uma aprendizagem significativa. Uma sequência didática é construída e aplicada para organizar as fases de apresentação e utilização desses conceitos, especialmente a que se refere à construção de um sismógrafo. O contexto citado privilegia conceitos básicos de mecânica e de ondas, podendo contemplar aulas no primeiro ano do ensino médio.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Presidente - 2578455 - CARLOS ANTONIO BARBOZA
Interno - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 14:06