Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AURIMAR BELARMINO

DATA : 10/08/2023
LOCAL: SALA 04

Leis Experimentais da Física Quântica

Experimento Portátil, Metodologia ISLE, Ensino de Física Quântica.

O presente trabalho busca contribuir com o ensino e aprendizagem da Física contemporânea, especificamente física quântica, com o desenvolvimento de um produto educacional de baixo custo e portátil elaborado para ser aplicado em turmas do ensino médio e turmas do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este material servirá como alternativa de material didático sobre o ensino da Física Moderna no que concerne ao conteúdo de física moderna. O trabalho consiste em duas etapas: a primeira etapa foca elaboração de um aparato experimental portátil com o objetivo de determinar o valor da constante de Planck; já a segunda fase é a aplicação desse aparato com uso de uma sequência didática baseada na utilização da metodologia Ambiente de Aprendizagem Científica Investigativa. Essa proposta tem como objetivo introduzir o ensino de Física Quântica de forma que o aluno seja protagonista da produção de seu conhecimento. A aplicação da sequência de ensino será realizada com público bem diversificado, desde estudantes do terceiro ano do ensino a estudantes de ensino superior, especificamente, em turmas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Física. Pretende-se com isso obter resultados satisfatórios de acordo com cada etapa de ensino avaliada.

Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 1879244 - LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA