Banca de DEFESA: CLEILTON CARLOS LIMA DA SILVA

DATA : 29/06/2023
LOCAL: Sala 04 ECT

UMA OFERTA DE APLICAÇÃO DE ELETRODINÂMICA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Eletrodinâmica. Pedagogia. Robôs. Robótica. URA.

O estudo da Física para alguns pode ser algo tenebroso, difícil e desafiador demais ao ponto de o fazer desistir, ou até mesmo encarado como uma disciplina sem muita importância. Infelizmente, o ensino de Física em sala de aula, vem se restringindo em colocar para os alunos conteúdo sem que haja uma interligação com a realidade dos mesmos, usando a linguagem matemática de forma mecânica, sem explicar e motivar a função desta para resolver o problema apresentado. Enxergando essas dificuldades e sabendo da real importância em resolvê-las, cabe a cada professor buscar uma maneira prática e pedagogicamente aplicável em solucioná-las no intuito de otimizar e aguçar nos seus alunos o interesse pelo estudo da física. O presente trabalho oferece uma alternativa diferente com a finalidade de mudar esse cenário. Aqui é apresentado um modelo de ensino aplicado ao conteúdo de eletrodinâmica para o ensino médio baseando-se nos três momentos pedagógicos conforme Delizoicov e Angotti (1990): Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e a Aplicação do Conhecimento. Estruturalmente, estes momentos pedagógicos são aplicados através da robótica educacional fazendo uso dos robôs do projeto URA (Um Robô por Aluno) da UFRN.

Interno - 1943220 - ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
Externo à Instituição - PAULO CAVALCANTE DA SILVA FILHO