Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DOS SANTOS CANDREVA

DATA : 08/09/2022
LOCAL: Sala Virtual

Experimentos Portáteis para Aula sobre o Vácuo

Educação; Ensino de Física; Teoria da aprendizagem ISLE; Experimento portátil.

Nesse trabalho foi feito um aparato experimental portátil como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura que as escolas, especificadamente, as públicas não possuem para realização de tal prática experimental. Foi elaborada também uma sequência didática fundamentada na teoria da aprendizagem ativa ISLE, onde os alunos realizam os experimentos como os próprios cientistas físicos realizaram na época através de um método investigativo. A aplicação da sequência didática será feita pelo professor da disciplina que por sinal é o autor dessa pesquisa. A realização deste trabalho baseia-se em dar uma melhoria significativa no ensino sobre o vácuo e sua relação com alguns fenômenos. Os instrumentos didáticos utilizados que são o aparato experimental e a sequência didática foram feitos para serem aplicados aos alunos do Ensino Médio em Tempo Integral na disciplina de Física, especificadamente da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis – Ensino Médio em Tempo Integral, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN com uma duração de 6 aulas, onde cada aula possui 50 min. Desde pré-teste, explicações sobre os instrumentos a serem utilizados nas aulas experimentais, tanto as qualitativas quanto as quantitativas, experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, experimento mostrando a aplicabilidade do vácuo (Aplicação Tecnológica) e consequentemente sua importância do vácuo para nossas vidas até o pós-teste.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO
Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA