Banca de DEFESA: ADRIANO HENRIQUE DE VASCONCELOS

LOCAL: Sala Virtual

Sequência didática de Magnetismo: Uma proposta para o ensino de alunos com TDA

Educação; Linguagens; Tecnologias; Valores

Este trabalho busca suprir a necessidade de inserir alunos que possuem Transtorno de Deficit de Atenção (TDA) no âmbito educacional através da confecção de um produto educacional composto por um conjunto de sequências didáticas baseada na aprendizagem significativa de David Ausubel. Na busca da inserção dessas pessoas com deficiências no processo de ensino e aprendizagem e em consonância com uma das linhas de pesquisa e desenvolvimento do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/SBF). O mestrado visa o desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de forma integrada com outras disciplinas, concebemos este projeto com o intuito de contribuir para melhoria do processo ensino-aprendizagem desses alunos, de acordo com as prescrições legais de inclusão social vigentes. Diante do cenário nacional, de cumprimento da legislação em vigor, observamos que nas escolas está aumentando cada vez mais o número de alunos com alguma deficiência, mesmo sem ter uma preparação adequada para este fim e, nesse cenário, os professores têm que buscar meios para lidar com essa situação. A inclusão dos alunos com deficiências nas escolas regulares está consagrada nos textos legais, entretanto, a educação inclusiva não se esgota na observância da lei que a reconhece e garante, mas requer uma mudança de postura, percepção e de concepção dos sistemas educacionais. Isso implica ampliar o conceito de educação especial e trabalhar para e pela diversidade, reformular os princípios, metas e currículos das escolas dentro da ótica inclusiva, instrumentalizar todos os educandos, sejam eles considerados “normais” ou “portadores de necessidade educacionais especiais”, para inserção e atuação na sociedade, exercendo assim a cidadania. Esse trabalho traz ferramentas didáticas materializadas em sequências didáticas para serem empregados com alunos do Ensino Médio com tais necessidades de aprendizagem, com o objetivo de oferecer uma ferramenta pedagógica que facilite o aprendizado em sala de aula, dos alunos com deficiência no aprendizado, especificamente nesse nível. Este projeto tem como finalidade levar a sala de aula um conteúdo de Magnetismo teórico e experimental, onde a parte prática tem objetivo de consolidar a teoria vista em sala. Os experimentos são adaptados à realidade do aluno e seu cotidiano, a fim de apresentar novos métodos de ensino que tragam diversificação do aprendizado dos educandos.

Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - CHARLIE SALVADOR GONCALVES - UFPB

LINK: https://meet.google.com/jui-kbwy-jhr