Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS CARLOS NORONHA E SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS CARLOS NORONHA E SOUSA
DATA : 15/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Escola de Ciência e Tecnologia
TÍTULO:

UMA PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL PARA O ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Sequencia Didática. Ensino de Física. Gravitação Universal. 


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Nessa dissertação nós desenvolvemos um produto educacional que foi elaborado para ser aplicado no Ensino Médio, servindo como uma alternativa de material acadêmico sobre o ensino do tema de gravitação universal ao professor, em sala de aula. Tendo como objetivo facilitar a aquisição de conceitos sobre esse tema bastante corriqueiro entre os alunos, para alcançarmos esse objetivo, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni, 2016, constando de uma sequência didática (S.D), Zabala 1998, sobre o tema gravitação universal. A presente UEPS adota como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968,2000) em visões clássicas e contemporâneas (Moreira, 2000,2005,2006), a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud (1990; Moreira,2004), as teorias de educação de Joseph D, Novak (1977) e de D.B Gowin (1981).  Adotando assim a filosofia da construção de uma UEPS, em que o ensino só ocorre quando há aprendizagem e esta deve ser significativa; ensino é meio, aprendizagem significativa é o fim; materiais de ensino devem ser potencialmente significativos. Portanto, não existem Sequências do Ensino e Aprendizagem Significativas, nem Unidades de Ensino Significativas, são sempre Potencialmente Significativas, no sentido que podem facilitar a captação e internalização (mental) de significados compartilhados externamente, Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni, 2016. A estrutura dessa UEPS sobre gravitação universal encontra-se detalhada no capítulo 1 dessa dissertação, com seus princípios e suas etapas. Etapas associadas a S.D que utilizamos e desenvolvemos coma nossa experiência em sala de aula ao longo dos anos como educador. Quanto a S.D, está detalhada no capítulo 3, composta de 08 encontros, cada encontro com duração de 50 minutos, sendo iniciada por um questionário inicial; seguido de uma discussão em grupo; depois uma encenação teatral com utilização da sala de aula invertida; aulas expositivas do tema pelo professor; leitura e interpretação de alguns textos; e no último encontro, uma reaplicação do questionário inicial , adaptado com duas novas questões de avaliação da UEPS. Finalmente, verificamos que a UESP, apresentou resultados positivos, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem, como pode ser observado com os resultados obtidos e analisados, com os dados, inseridos no capítulo 4 desta dissertação. No capítulo 5, temos a nossa conclusão e perspectivas, produzimos ainda um produto educacional para o professor de Física utilizar no ensino médio, se desejar, em suas aulas sobre esse tema de bastante curiosidade e interesse dos alunos. Além de produzir um livro paradidático sobre o tema e assuntos correlacionados, que pode ser útil como uma fonte de pesquisa e também como forma de divulgação deste produto educacional, inclusive os capítulos relacionados ao tema desta UEPS estão nos anexos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Notícia cadastrada em: 05/08/2019 08:45
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