Banca de DEFESA: MICLECIA DE MELO BISPO

DISCENTE : MICLECIA DE MELO BISPO
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

MELHORIA DA QUALIDADE NO PROCESSO DE MEDICAÇÃO EM UM SERVIÇO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL DE URGÊNCIA

Segurança do Paciente; Melhoria de Qualidade; Sistemas de Medicação; Assistência Pré-Hospitalar.

Introdução: O processo de medicação é potencialmente perigoso e passível de ocasionar danos ao paciente, principalmente no serviço pré-hospitalar móvel de urgência. Assim, devido a sua complexidade, a realização de atividades de gestão da qualidade, como os ciclos de melhoria, são relevantes para fortalecer a segurança do paciente nos serviços de saúde. Objetivo: Desenvolver um ciclo de melhoria da qualidade no processo de medicação em um serviço pré-hospitalar móvel de urgência. Metodologia: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle, com abordagem quantitativa, por meio de um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento em um serviço pré-hospitalar móvel de urgência no período de janeiro de 2022 a abril de 2023. Foram analisadas as fichas de atendimento dos pacientes da unidade de suporte avançado do serviço e considerados oito critérios para verificar a qualidade do registro relacionado a prescrição de medicamentos. Os resultados obtidos foram apresentados em Diagramas de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância.  O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme Parecer nº 5.688.192  e CAAE: 62920322.8.0000.5292. Resultados: Na avaliação inicial verificou-se o critério C1 com 100% de cumprimento e os demais critérios com baixo nível de qualidade, com destaque para C4 e C7 com 0% de conformidade. Já na reavaliação da qualidade, medida após 90 dias das intervenções, notou-se um declínio no nível de qualidade do C1 de 12% e melhoria absoluta de 87,5% nos outros sete critérios quando comparados a avaliação inicial. Conclusão: Com base nos resultados, o ciclo de melhoria atingiu o seu objetivo de forma significativa, e demonstrou ser uma ferramenta eficaz no incremento da qualidade e segurança dos serviços de saúde.

Presidente - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Interna - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN